UNIGRAN tem nova pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação

Kilça Tanaka Botelho ainda trabalhará com a tecnologia da impressora 3D na Instituição

Kilça Tanaka Botelho é a nova pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIGRAN. Licenciada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com mestrado na mesma área pela UFSC, a professora é doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP. De volta a Dourados, Kilça recebeu o convite de assumir a Pró-reitoria na Instituição para trabalhar com projetos novos na área de tecnologia.

“Sou de Dourados, fui fazer toda a minha parte acadêmica e doutorado fora. Quando estava em São Paulo era docente em universidades, coordenadora dos cursos de engenharias, Química e licenciatura em Matemática. Além de participar do Comitê de Ética e reuniões do Ministério da Educação”, menciona.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem a atribuição de coordenar, normatizar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades relativas à política e às atividades de pesquisa e pós-graduação. A professora revela que já está trabalhando com um novo projeto na UNIGRAN com uma impressora 3D – máquina que imprime uma variedade de objetos que podem ser utilizados no dia a dia, principalmente nas áreas de engenharia, arquitetura e desenvolvimento de produtos.

“Estamos trabalhando principalmente para a área de maquetes com o curso de Arquitetura e peças para os cursos de Saúde. A ideia é imprimir peças para estudo, testar vários tipos de materiais. Vamos selecionar alguns materiais de Engenharia para imprimir e comparar os testes mecânicos”, destaca Kilça Botelho.

A pró-reitora ressalta que o objetivo é trabalhar de forma ativa e integrada com os acadêmicos e a sociedade.