Egressa de Psicologia fala sobre a relação entre cliente e terapeuta na Gestalt Terapia

Palestra na UNIGRAN contou com a participação de profissionais e acadêmicos da área

Profissionais e acadêmicos de Psicologia participaram de Aula Magna na UNIGRAN sob o tema “O caminho do terapeuta: os cuidados das relações”. A convidada para dar abertura aos trabalhos do ano letivo foi a egressa Suyane Elias Comar, que é Gestalt-Terapeuta em formação pelo Instituto Gestalt em Figura do Rio de Janeiro.

Todos os anos, a recepção aos calouros traz uma abordagem diferente da Psicologia. “Além de termos trabalhado a Psicanálise, Cognitiva Comportamental, este ano a ideia foi trazer uma egressa que está terminando a formação em Gestalt. Isso é bastante significativo para estimular os nossos acadêmicos”, afirma a coordenadora do curso da UNIGRAN, Rosemeire Pereira Souza Martins.

A intenção da palestrante foi trazer a parte prática do caminho do terapeuta, dentro da abordagem Gestalt. Suyane Comar acredita que é difícil para o recém-formado ter a ideia do que é ser terapeuta “Nunca temos ideia, estamos sempre desenvolvendo. As relações vão muito além do cliente-terapeuta, o terapeuta tem que estar sempre cuidando das suas relações pessoais com os familiares, com o terapeuta deles, amigos e isto vai diretamente ao encontro com a relação que ele terá com o cliente”, menciona.

A psicóloga conta que, de desde a época de faculdade, a questão de não rotulações sempre chamou sua atenção. “Apesar de trabalharmos muito com diagnóstico, nós falamos muito mais de presença do que de representações. O terapeuta é presente nessa relação e entra sempre em contado com o cliente. Nós, que trabalhamos a Gestalt Terapia, não acreditamos muito nesta coisa de neutralidade do terapeuta, nós nos envolvemos nessa relação, somos transformados por ela e transformamos o outro. É uma relação de troca”, destaca.

Suyane Comar conta que ouviu de uma psicanalista que o psicólogo tem que escolher a abordagem teórica a partir da forma que ele vê o ser humano. “Eu sempre fiquei com isso na cabeça, então escolhi Gestalt porque acredito que é a área que mais se aproxima da forma que eu vejo o ser humano. O aluno, desde o primeiro semestre, tem que trabalhar as relações, com ele mesmo, para poder chegar mais preparado no mercado de trabalho. É sempre um processo, nós nunca estamos prontos”, ressalta a psicóloga.