Palestra na UNIGRAN destaca desafios e encaminhamentos no Ensino Superior

Professores da UNIGRAN recebem capacitação antes do retorno às aulas

A abertura do Ano Letivo de 2016 para o corpo docente da UNIGRAN foi marcada pela palestra com o professor Paulo Gomes Lima, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. O tema principal do evento foi: “Ensinar e Aprender no Ensino Superior: desafios e encaminhamentos”.

A palestra teve por objetivo recepcionar os professores da Instituição que retornaram das férias. A pró-reitora de Ensino e Extensão, Maria Alice de Mello Fernandes, destaca que “todos os anos a UNIGRAN traz alguma autoridade no assunto de processo de ensino e aprendizado para mostrar que temos sempre que buscar novas referências, novas pesquisas, para melhorar esse processo, pois o nosso lema principal é sempre melhorar a qualidade de ensino”.

Paulo Gomes Lima ressaltou que, quando fala-se em docência, parte-se de um paradigma que é a arte de ensinar. “Precisamos debater três eixos: desafios, expectativas e mobilizações. Podemos tentar fazer o espaço do Ensino Superior um espaço mais produtivo”, afirma.

O palestrante menciona que a grande preocupação no Ensino Superior não é apenas o próprio ensino, mas sim, como a aprendizagem. “O ensino é uma atividade técnica, portanto o que complementa o ensino é a aprendizagem. No caso, como trabalhar a aprendizagem nos alunos mediante um tempo em que solicitações cada vez mais aprofundadas no campo tecnológico estão se desdobrando”, aponta.

Para o professor, a palavra chave nos dias atuais em relação ao ensino/aprendizagem é a sensibilidade. “Pensando nessa heterogeneidade dos alunos, o professor precisa desenvolver o olhar pedagógico exatamente a partir da sensibilidade, não adianta simplesmente ser o técnico, é preciso prestar atenção no outro lado: o aluno está aprendendo? O ensino presume que alguém tenha aprendido alguma coisa. Trabalhando com foco na aprendizagem, aqueles que vão se formar, vão se apropriar de conhecimentos”, salienta Paulo Lima.

Retorno das aulas

O retorno das aulas para veteranos será no dia 3 de fevereiro, já para os calouros, dia 11, após o feriado de Carnaval.