Projeto expõe aplicação da matemática básica na Construção Civil

Equação de 2º grau, Teorema de Pitágoras, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, geometria plana ou espacial. Quando estuda-se a matemática básica sempre surge a pergunta: no que eu irei usar isso? Pois bem. Para responder a esse questionamento, os acadêmicos do 2º semestre de Engenharia Civil da UNIGRAN realizam a 1ª Mostra do Projeto "Matemática Básica na Construção Civil".

A atividade é desenvolvida na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 2, sob a orientação do professor Júnior dos Santos Duarte e tem por objetivo mostrar a aplicação da matemática básica nos processos construtivos. A parte teórica foi apresentada em forma de banners, já para a parte prática, os estudantes confeccionaram maquetes.

“Queremos tirar esta mística de que para que serve a matemática que estudamos na educação básica? Onde será aplicada? Por exemplo, a equação de 2º grau, do Teorema de Pitágoras, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, geometria plana ou espacial, entre outros. Para que estudo isso na minha vida?”, menciona o professor.

As maquetes representaram vigas baldrame, telhas, telhados invertidos, fundações (brocas), águas pluviais, edificações em formato geométrico, tanques subterrâneos para armazenar combustíveis, etc. “Todas essas construções e obras envolvem conhecimento matemático muito grande”, afirma Júnior Duarte.

O trabalho do grupo do acadêmico Rodrigo Florentino representou os cálculos nas pequenas barragens. “Por trás dos cálculos complicados sempre tem a matemática básica, no caso das barragens, utilizamos o cálculo de área através do Trapézio Escaleno, cálculo de volume que entra a parte de volumetria, além do Teorema de Pitágoras, regra de três”, destaca.

Rodrigo Florentino considera que “as barragens são obras muito importantes, vimos que está acontecendo vários rompimentos no país. O intuito foi mostrar a importância da matemática na realização de um trabalho de qualidade na construção civil, com profissionais qualificados”.

Conforme o professor Júnior, a intenção ainda é levar os trabalhos em algumas escolas. “Para que os alunos possam conhecer a aplicação da matemática básica, pegar mais gosto e, quem sabe, se tornar um professor de matemática, um profissional da Engenharia Civil, da Arquitetura ou de qualquer área das Ciências Exatas”, ressalta.