Atividade do curso de Direito ilustra performance das Catilinárias de Cícero

Apresentação dos estudantes destaca as Catilinárias de Cícero

Os acadêmicos do 4º semestre de Direito da UNIGRAN ilustraram uma performance das "Catilinárias de Cícero", um dos mais importantes discursos políticos do orador romano. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Argumentação Jurídica, sob a orientação da professora Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo.

Conforme a professora Noemi o maior objetivo foi aliar a teoria a prática. “A disciplina argumentação jurídica busca ajudar o aluno a se aperfeiçoar nas artes do convencimento, da oratória e da persuasão. Nós trabalhamos com o discurso clássico que está há 2000 anos em vigência, que são as Catilinárias do orador romano Cícero”, menciona.

A peça clássica da oratória grega foi dividida em 13 atos e foi encenado pelos estudantes. “Queremos que o aluno se revele, deixe fluir os dons que tem, da comunicação e que consiga entender o que significa a sustentação oral na área do Direito”, ressalta Noemi Ferrigolo.

Vitor Vandresen Militão, acadêmico do curso, participou da atividade discursando um dos atos de Cícero. “A encenação é muito interessante, pois é um clássico e aprendemos bastante sobre a oratória. Contribui para quebrar um pouco o gelo nas apresentações em público e, na nossa formação, nós aprendemos o discurso não só culturalmente, mas principalmente a parte da argumentação, o que é fundamental no curso de Direito”, considera.