Jornada Acadêmica aborda inovações tecnológicas na área da Fisioterapia

Presidente do Crefito 13, Carlos Tavares, ministra palestra para acadêmicos de Fisioterapia da UNIGRAN

Com 16 áreas de atuação, a Fisioterapia é uma profissão nova, completou 46 anos em 2015, mas já se consolidou no mercado de trabalho da saúde. Sob o tema "Inovações tecnológicas e o exercício profissional baseado em evidências", a XV Jornada Acadêmica de Fisioterapia da UNIGRAN contou com palestra do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul – Crefito 13, Carlos Alberto Eloy Tavares, e do diretor-secretário, Fernando Pierette Ferrari.

O presidente do Crefito 13, Carlos Alberto Eloy Tavares, destacou a desconstrução da imagem de que tecnologia é voltada apenas para área de informática, de grandes equipamentos. “Na saúde, quando o profissional utiliza somente técnicas manuais para alguns músculos, eles também fazem o uso de uma tecnologia. Antes de ser um procedimento, a transmissão de conhecimento é um tipo de tecnologia”, afirma.

Fernando Pierette Ferrari, diretor-secretário do Crefito 13, ressalta sobre os diferentes tipos de tecnologias no cuidado em saúde e sobre as evidências científicas em relação ao aprimoramento do fazer fisioterapêutico. “Temos avançado muito, ocupado muitas áreas de atuação dentro da própria Fisioterapia e, cada uma dessas, desenvolvendo muitas tecnologias de cuidado, não falando só de equipamentos e inovações tecnológicas, estamos falando de cuidado humanizado, acolhedor, isso também produz saúde, produz vida”, garante.

Com o enfoque na humanização do cuidado fisioterapêutico, Fernando menciona que a demanda por profissionais fisioterapeutas cresce a cada dia, porém, falta uma organização das redes de atenção em saúde. “É preciso fazer chegar o atendimento fisioterapêutico a todos. É necessário que o nosso trabalho chegue à população que mais necessita”, considera.

O evento contou com outras palestras sobre “Heccus Turbo: Plataforma Inovadora nos Tratamentos Estéticos e Fisioterápicos”, “Fundamentos do Processo de Reabilitação na Dança” e “Atuação Fisioterapêutica em Terapia Intensiva Adulto: Uma Análise do Custo Efetividade”. Além de uma oficina de formação docente.