Feira das Profissões ajuda alunos do Ensino Médio na escolha da carreira profissional

Em visita guiada, os estudantes conheceram laboratórios da Instituição

A escolha da carreira a seguir pode ser um dos momentos mais difíceis da vida. Um passo importante para o sucesso profissional é conhecer, de perto, o que o curso almejado oferece. Voltada para alunos de Ensino Médio, a 1ª Feira das Profissões realizada pela UNIGRAN recebeu estudantes de todas as escolas da região.

Professores e acadêmicos de 34 cursos da instituição mostraram o que cada graduação tem de melhor. Laboratórios, clínicas, projetos práticos e toda a infraestrutura que a UNIGRAN oferece. Os visitantes ainda puderam tirar dúvidas sobre a carreira, mercado de trabalho, vivências e práticas profissionais e orientação profissional.

A estudante do 3º ano Fabiana da Silva Assis e os colegas pegaram um ônibus e andaram 131 km para conhecer os cursos na UNIGRAN. Eles estudam na Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador, em Novo Horizonte do Sul. Fabiana veio tirar uma dúvida entre dois cursos: queria conhecer Odontologia e Estética e Cosmética.

“Eu gostei muito, pois foi uma oportunidade que tivemos para saber se realmente é o curso que queremos fazer, um aprendizado, vim de longe, mas foi gratificante”, afirma. E a estudante já decidiu qual cursar; “quero fazer Estética. Gostei muito, os professores e acadêmicos da Instituição foram muito atenciosos, foi uma experiência além do esperado, pretendo fazer faculdade aqui no ano que vem”, menciona a concluinte do Ensino Médio.

Os professores que acompanharam os alunos na visita elogiaram a Feira. Jovania Maran Furtado, professora da disciplina de Artes na Escola Estadual Joaquim Alfredo Soares Vianna comenta que a Feira das Profissões veio agregar um projeto que ela mesma criou “Escolha de Profissões”.

“Quando estava finalizando o projeto na escola, recebi o convite que a UNIGRAN faria a 1ª Feira das Profissões, então foi uma junção do que eu já estava fazendo com os meus alunos, ao encontro da necessidade dos estudantes”, lembra Jovania.

A professora acredita que a Feira é essencial, pois os alunos saem do Ensino Médio com uma idade que não tem maturidade para escolher o curso sozinho. “Tem que ter ajuda da família, dos professores. Vir conhecer pessoas diferentes, professores universitários, tudo isso abrange para o desenvolvimento deles, da escolha que vão fazer. A ideia dessa Feira das Profissões foi um projeto maravilhoso que é o que o nosso jovem necessita quando está saindo do Ensino Médio”, ressalta Jovania Maran Furtado.

A Feira das Profissões foi criada pensando naqueles estudantes que ainda têm dúvidas em qual carreira deseja seguir ou deseja conhecer os laboratórios do curso escolhido. Além de ser um espaço de contato e troca de informações entre os adolescentes e a faculdade.