UNIGRAN DECOR: casa de Dourados é ambientada em projeto acadêmico

Comunidade poderá fazer visitação nos ambientes durante o mês de novembro

UNIGRAN está em fase de finalização das ambientações

A UNIGRAN Decor é um projeto acadêmico pioneiro no país. Através da parceria entre cursos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Instituição – Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design de Interiores –, uma casa em Dourados foi ambientada por acadêmicos e professores sob a temática “Manoel de Barros” e será aberta para visitação da comunidade no mês de novembro.

A proposta da diretora da Faculdade, Claudia Ollé, foi desenvolver um projeto que envolva empresas de vários segmentos fomentando o comércio local, apresentando os cursos para a comunidade externa e proporcionando aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar na prática as técnicas e teorias da sala de aula.

“Pensei nas áreas de criação. Porque a universidade é renovação e temos que dar a oportunidade dos alunos trabalharem a prática profissional. Esse é um projeto acadêmico inovador que envolve a comunidade externa, proporciona a articulação do estudante com o cotidiano da futura profissão, possibilitando a vivência do que se ensina e ao que se aprende”, garante Claudia Ollé.

Esse Projeto movimenta o interesse dos empresários que visitam a casa com intenção de conhecer o trabalho para possível investimento, dos fornecedores para conferir o trabalho planejado, estreitando relacionamento com o público presente. Além de atrair futuros universitários para conhecer as práticas profissionais dos cursos envolvidos. O público acadêmico prestigia os trabalhos dos colegas vivenciando tendências das áreas propostas. E a comunidade interessada nas novidades e tendências de ambientação, com o mercado da construção civil em alta e também para colocarem em prática as ambientações vistas.

“Esta é uma grande oportunidade para todos. Dourados nunca teve um evento como esse, que já existem nas grandes cidades. E esse é o primeiro evento universitário do país a esses moldes. Os estudantes que daqui alguns anos irão trabalhar na profissão, já têm a oportunidade de participar desta experiência, pois eles têm contato com os fornecedores de materiais, com os clientes e colocar, literalmente, a mão na massa”, ressalta a diretora da Faculdade.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcio de Melo Carlos Santos, o Projeto proporciona maior interatividade entre os acadêmicos dentro de um mesmo processo criativo. “O evento é pioneiro no Brasil a nível acadêmico, proporciona visibilidade para além dos muros da Instituição, alcançando toda comunidade douradense e região, tornando o espaço/casa um lugar possível de se vivenciar a arte através da elaboração de ambientes planejados pelos acadêmicos”, menciona.

Márcio destaca que a comunidade externa poderá encontrar na UNIGRAN Decor soluções financeiramente acessíveis e reaproveitamentos inusitados, além dos lançamentos de materiais, revestimentos, mobiliário, iluminação e decoração mais recentes no mercado. “O importante é observar a dinâmica e a criatividade com a qual estes elementos foram aplicados nos espaços”, considera.

A proposta é inovadora e exigiu decicação. “Não existe nada fácil e não foi diferente nesta primeira edição, mas a concretização deste evento só foi possível graças a disponibilidade de acadêmicos e professores, bem como a grande colaboração de todos os patrocinadores que acreditaram na ideia”, comenta o coordenador de Arquitetura.

Durante a abertura da casa, acontecerão diferentes atividades culturais. A UNIGRAN deve divulgar a data de abertura da mesma, para que os visitantes interajam com os ambientes e ativações desenvolvidas. A casa abrirá suas portas para visitação em novembro e permanecerá durante todo o mês.