UNIARTE 31 anos apresenta um diálogo entre as artes e outras áreas do conhecimento

Evento contou com a participação de artistas conceituados no estado e no país

Abertura da UNIARTE contou com a participação de artistas sul-mato-grossenses e atrações culturais

Proporcionar um novo olhar sob as artes e cultura. Dessa maneira, a UNIARTE 31 anos trouxe diversas representações artísticas e culturais. Sob a perspectiva de um “Diálogo entre as Artes e outras áreas do Conhecimento”, o evento possibilita aos visitantes um encontro com as linguagens artísticas e contribui para um pensar a arte como parte importante da formação, além de trabalhar com a sensibilidade das pessoas.

A artista plástica sul-mato-grossense, Ana Ruas, recebeu uma homenagem na abertura da UNIARTE. Com mais de 20 anos de carreira, a artista diz que vive um momento prazeroso e especial. “Me sinto profundamente honrada e principalmente saber que quem convida e faz uma homenagem ao artista, acredita que essa pessoa não está artista, ela é um artista, é o reconhecimento e isso nos faz dar continuidade”, afirma.

Ana Ruas menciona que o artista sempre luta por legitimar um espaço para mostrar o trabalho e sua pesquisa sempre é muito voltada ao espaço e ao lugar, agora a Ana, enquanto artista, é alguém totalmente inquieta e querendo sempre descobrir algo novo. A série “Era uma vez”, exposição individual de telas da artista sul-mato-grossense, foi exposta no pátio da UNIGRAN e retrata histórias conhecidas, recortando elementos de fácil identificação, submetendo-os a um processo particular de tradução.

“Era uma vez tem muito a ver com maternidade. Eu tinha meus filhos com três e cinco anos e me dei conta que tinha passado muito tempo contando histórias e não mostrava muito meu trabalho. E, no momento que decidi mostrar uma nova série, o que me vinha a mente eram as histórias infantis, então eu escolhi Branca de Neve, Bela e a Fera e Cinderela”, destaca Ana Ruas.

Em 12 telas, a artista utiliza cores fortes, apaixonadas, visualmente provocantes e combinações de cores. “Pesquisei símbolos que caracterizassem a história, em nenhum momento tive o interesse de pintar as princesas, e sim algum símbolo que ao olhar imediatamente as pessoas remetessem à história. Pintei a rosa, o sapato, a maçã, brinquei muito com esses elementos. É uma série que me orgulho muito em trazê-la na UNIARTE, pois sei que é muito visitada por escolas, fico bem feliz de trazer minha arte”, considera Ana Ruas.

Outro artista sul-mato-grossense que marcou presença foi Jonir Figueiredo, que, desde a primeira edição, participa do evento. “A UNIARTE faz parte da minha vida, este ano estamos na 31ª e há 31 anos eu dei aula inaugural, falei da estética na arte e de uma pequena exposição dos meus trabalhos. E esse ano a exposição está maravilhosa está mais clean sem excessos e é um prazer”, garante.

Para 2015, Jonir Figueiredo trouxe uma nova exposição individual “As formas do tempo”, que retrata os animais do Pantanal que o artista encontrou nos sítios arqueológicos de Mato Grosso do Sul. “Participei do primeiro seminário de arte rupestre do MS e ganhamos um catálogo com fotos de vários sítios e fui observar que tenham muitos bichos, eu estava meio depressivo com o falecimento do Manoel de Barros, de quem eu era amigo, e no livro ele disse que viveu e gostava dos bichinhos da terra, que quando criança brincava com caramujos, minhocas e outras coisas nos Pantanal, então liguei uma coisa com a outra e renasci da depressão fazendo esse trabalho”, comenta.

O artista ressalta que foi privilegiado de ter nascido no Pantanal, em Corumbá. “São 43 anos de carreira e às vezes menos é mais, prefiro que as pessoas busquem saber quem eu sou ao invés de eu mesmo falar. Só sei que sou um eterno aprendiz, a cada dia eu me reinvento e renasço como um fênix”, Jonir Figueiredo.