UNIARTE 2015 traz diversas atrações culturais e Encontro Multidisciplinar de Educação

Tema deste ano é “Diálogo entre as Artes e outras áreas do Conhecimento”

UNIARTE traz alunos das escolas de Dourados e região para aprender mais sobre cultura em visita monitorada

Apresentações culturais, exposições individuais e coletivas, ciclo de palestras, minicursos, performances, intervenções, mostra de trabalhos acadêmicos, a UNIARTE 31 anos está com uma programação repleta. A edição deste ano traz para debate o tema “Diálogo entre as Artes e outras áreas do Conhecimento”. Durante o evento, que acontece entre os dias 26 a 30 de outubro, ocorre ainda o XII Encontro Multidisciplinar de Educação.

Na abertura, que acontece às 19h no Salão de Eventos da Instituição, haverá performance de bailarinos com o espetáculo “Variação de Kitry do Ballet Don Quixote”, uma homenagem à reitora da UNIGRAN Rosa Maria D′′Amato De Déa e à artista plástica sul-mato-grossense, Ana Ruas, além de uma apresentação da banda Feeling Jazz.

“Pensar a UNIARTE é pensar com a certeza de concretizar um poema visual que pode ser apreciado por centenas de sujeitos, ávidos por entender como a arte pode interferir em seu universo. É nos sentirmos gratificados por poder proporcionar um novo olhar, de produzir uma estesia que conduz o visitante, a todo o instante, a experimentar as sensações que descansam em todos os cantos deste espaço de arte, a espera do apreciador sensível, a quem generosamente, se doa”, considera a coordenadora do evento, Claudia Ollé.

O público poderá conferir as exposições individuais dos artistas plásticos Ana Ruas, Jonir Figueiredo, Isaac de Oliveira e Paulo Rigotti (in memorian); as exposições coletivas de artistas contemporâneos do estado na mostra “Guaicuru de Artes Visuais do MS” e mostra da produção do curso de Artes Visuais. Nas palestras a professora Mirian Celeste Martins vai abordar o tema “Mirar, Inventar e Trasnver o Mundo: uma questão de ‘dão’ na escola?”. Acontecerá também o lançamento da Revista InterLetras UNIGRAN e visita monitorada de alunos das escolas de Dourados e região.

Para Claudia Ollé, pensar a UNIARTE é possibilitar aos visitantes um encontro com as linguagens artísticas de forma a contribuir para um pensar a arte como parte importante de sua formação, é trabalhar com o belo, com o feio, com o esquisito, com o mimoso, mas, principalmente, trabalhar com a sensibilidade que se impõe como alicerce no mundo contemporâneo.

Para conferir a programação completa e fazer a inscrição, o participante deve acessar o site www.unigran.br/uniarte.