Paciente da Clínica de Fisioterapia lança livro com poemas

Escritor Marcos Roberto Minucci lança seu 2º livro “Uma Obra Quase Perfeita”

Marcos ao lado da coordenadora da Clínica Simone Nihues, reitora da UNIGRAN Rosa D’Amato De Déa e coordenador de Fisioterapia, Renato Nacer

O escritor Marcos Roberto Minucci, paciente da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, lançou o livro “Uma Obra Quase Perfeita”. Nascido em Itaporã, Marcos tem 26 anos e é um exemplo de superação, portador de sequela de paralisia cerebral, ele apresenta quadro motor de quadriparesia espástica moderada.

A obra é o segundo trabalho do escritor, que em 2008 já havia lançado o livro “As Aventuras de Florência Pelo Mundo”. O escritor Marquinhos, como é conhecido, ingressou na rede regular de ensino em 2003 e já concluiu o Ensino Médio. O novo livro conta um pouco da sua história de vida e traz vários poemas do autor.

Para o pai de Marcos, o senhor Olavo Aparecido Minuci, este é um momento muito gratificante. “Sentir ele com essa força de vontade, independente da limitação, é muito gratificante acompanhar ele nessa jornada. Ele faz fisioterapia da UNIGRAN há dois anos, e isto está sendo muito bom, melhorou até na autoestima, ele se sente bem, gosta de vir. Tanto que ele quis fazer o relançamento do livro na Clínica e isso faz parte da motivação”, comemora Olavo Minuci.

Cecília Lopes de Oliveira Eberhardd foi diretora do escritor por 25 anos na Apae em Itaporã e prestigiou o lançamento da obra. “O Marcos é motivo de orgulho para nós. Eu acompanhei passo a passo deste desafio, o processo de reabilitação, de estimulação, ele sempre batalhou muito para estar onde está, mesmo com essa dificuldade, sempre foi persistente. Ele consegue alçar voos onde as pernas não podem ir”, afirma a Cecília.

A professora Vera Lúcia Cavalcante da Costa Boni trabalhou com Marcos durante 15 anos na Apae e vários anos no ensino regular como professora itinerante, que tem como função assessorar escolas regulares que possuem alunos com necessidades especiais. “Eu sinto que eu fui uma extensão do corpo do Marcos, fui os braços, as mão dele por muito tempo, e ele sempre foi pra mim, além de aluno, uma pessoa muito especial. Ele tem um sentimento muito aguçado, sente tudo e venceu pela sua perseverança”, menciona.

Na Clínica de Fisioterapia Marquinhos realiza atividades como alongamento, mobilização passiva, mobilização ativa assistida, para prevenir e minimizar as deformidades que já possui. A coordenadora da Clínica, Simone de Sousa Elias Nihues, comenta que ficou muito feliz em ver que o sonho dele está se realizando. “Fazer uma noite de autógrafos aqui para nós foi interessante, pois os acadêmicos, professores e funcionários puderam conhecer o Marcos. Nesse tempo que ele faz o tratamento já vimos melhoras, ele tem muita força de vontade, é muito dedicado”, ressalta.

O livro “Uma Obra Quase Perfeita” foi escrito em sete anos. “Eu sou muito sentimental, eu simplesmente coloquei no papel tudo que eu sinto. Eu me sinto muito feliz e realizado em escrever esse mundo, pois sempre tentei encontrar um lugar no mundo”, descreve Marcos Roberto.

O escritor revela que, desde o início a UNIGRAN sempre foi uma parceira valiosa na Fisioterapia e que pretende escrever outros livros. “Pois através das letras, eu consigo me expressar”, destaca.