Jornada Acadêmica traz para debate a prática do assistente social na atualidade

Acadêmicos e profissionais de Serviço Social se reúnem durante Jornada Acadêmica

Com o objetivo de fomentar discussão e formação acerca de temáticas que envolvem a prática do assistente social nos diversos espaços ocupacionais, considerando suas atribuições e competências, o curso de Serviço Social da UNIGRAN realizou a IV Jornada Acadêmica. O tema principal do evento foi “Assistente Social: Atribuições, Competências e Defesa das Políticas Públicas.

A coordenadora do curso, Maria Madalena Marques, afirma que a temática surgiu no sentido de abordar o avanço da profissão e os novos espaços conquistados pelo profissional. “Neste contexto, tivemos como meta rever os instrumentos técnicos, metodológicos, teóricos e práticos, de acordo com essas demandas que vêm aumentando. É sempre necessário discutir como está o profissional hoje e se o projeto ético-político está sendo aplicado”, menciona.

Por ser uma área nova, Maria Madalena destaca que o assistente social está caminhando muito rápido para uma evolução e conquista de novos espaços. “O profissional precisa se atualizar, pois a abordagem que era feita, o tipo de entrevista, visita domiciliar, o encaminhamento não são os mesmos de há dez anos. Há novas técnicas e as problemáticas e expressões sociais estão mais complexas, como a violência, a dependência química, os valores familiares”, cita.

O serviço social vem para fortalecer e dar base para a sociedade. Além de se atualizar, é necessário que o profissional tenha um olhar diferenciado para a própria situação, ter uma crítica, ser investigativo, e ainda, propor novas alternativas. Na palestra de abertura, o assistente social, Valdereis Freitas de Souza, presidente do Conselho Regional do Serviço Social/21ª Região, falou sobre “Serviço Social: Demandas Contemporâneas”.

O palestrante abordou a crise existente no pais e ressaltou o fato do profissional ter que avançar na construção. “Hoje o assistente social tem uma demanda das questões sociais que assolam toda a sociedade, com a questão da industrialização, da mercantilização, até do próprio ensino, que são prerrogativas no avanço das conquistas do profissional. A demanda fica onde se trabalha com a inclusão social”, considera.

Segundo Valdereis Freitas de Souza, o profissional, para se destacar, precisa “se qualificar, se instrumentalizar de conhecimento para estar à frente das discussões, dos debates, da construção da política pública, porque não se pode ficar no senso comum, mas buscar agregar seus conhecimentos”.