III Mostra Varandas destaca Brasilidade na Arquitetura

Acadêmicos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN realizam Mostra no Shopping Avenida Center

A riqueza e a diversidade presentes na cultura brasileira são destaques da III Mostra Varandas – “Brasilidade na Arquitetura”. A Mostra foi realizada por acadêmicos do 4º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN. Essa é uma atividade complementar que tem o objetivo de colocar o acadêmico no exercício de execução das próprias ideias e prática profissional.

Os trabalhos orientados pela professora Luzia Arnez, na disciplina de Desenho e Programação Visual, retratam o Brasil visto por dentro. Foram criados 12 ambientes focados na demonstração dos aspectos essenciais da cultura, arte e historicidade brasileira e na sustentabilidade.

“Um país de cores, formas, contrastes, texturas, diversidade. Um povo alegre, multicultural, criativo. Misturando todas essas características, chega-se à Brasilidade que nada mais é do que o jeitinho inconfundível. O Brasil é um país que tem uma forte miscigenação. A mistura de costumes faz com que o brasileiro seja um povo de hábitos diversificados”, considera a professora.

A arquiteta Luzia Arnez afirma que nos ambientes, a Brasilidade foi impressa na cenografia e na simbologia dos objetos decorativos, com temáticas voltadas, a cultura indígena, a vida do homem pantaneiro, ao artesanato, ao crochê artesanal, a historicidade da Erva Mate e do Brasil Colonial, a Flora da Amazônia, a musicalidade do Frevo, a Tropicalidade, a Pintura, a Arte Cinematográfica e a flora do cerrado.

“Sob esses olhares, propomos levar aos visitantes a beleza da diversidade da cultura brasileira ilustrada numa cenografia arquitetônica”, ressalta a professora Luzia.