Palestra na UNIGRAN aponta que recrutadores desistem de candidatos por causa das mídias sociais

Segundo o estudo, 43% das empresas têm usado as redes sociais para pesquisar sobre candidatos

Estudantes de Administração e Contábeis assistem palestra com Guto Dobes

Quantos amigos você tem em seu perfil nas mídias sociais e quais desses você realmente convive? Você já parou para pensar que todo o conteúdo que você posta, esses seus “amigos” têm acesso? Durante a palestra com Guto Dobes, abertura da Jornada Acadêmica Integrada de Administração e Ciências Contábeis da UNIGRAN, o administrador mostrou uma pesquisa realizada pela CareerBuilder em que 43% das empresas têm usado as redes sociais para pesquisar sobre candidatos.

A palestra teve como tema “Eu odeio a segunda-feira”, que trouxe uma reflexão para provocar as pessoas a se motivarem no dia a dia. “Se você entrar em uma rede social hoje tem: eu amo a sexta-feira e eu odeio a segunda-feira. A ideia foi trazer uma nova visão que mostra que a segunda-feira não é esse bicho de sete cabeças, ou seja, não precisa ter orgulho em odiá-la, mas de tantas outras coisas que o fazem amá-la”, afirma Guto.

O administrador mostrou um panorama aos universitários de como é enfrentar o mercado, falou sobre sua vida, experiências e destacou três pilares importantes: como a pessoa se relaciona com o mercado – que são os concorrentes; como vai se relacionar com o público alvo e qual o perfil que vai apresentar.

Outro ponto destacado pelo comunicador foi: cuidado com o que você faz e com o que você escreve nas redes sociais. Se está precisando de um emprego ou de investir em alguma coisa, o mercado vai te ver.

“É preciso dar um ajuste no foco, levando em consideração as redes sociais e esse novo momento de comunicação. Temos a rede social como praticamente a casa da gente. Você toma como ‘amigos’, pessoas que você nem tem contato. E acaba que todos saibam da sua intimidade. Hoje, 43% das empresas já fazem do vasculhamento das redes sociais e, pelo menos a metade, contratam ou não, de acordo com o que viram na rede social. Então, existe um peso e precisa de uma medida”, considera Guto Dobes.

Para o palestrante, não tem receita de bolo. “O que temos é: comporte-se com vontade de fazer. O importante é trabalhar com o jogo interior e não o jogo exterior. Pessoas de sucesso querem vencer os seus próprios desafios, toda vez que chega a um patamar, quer vencer outro, mas sem focar no adversário. Foque no seu jogo interior”, ressalta.