Oficina realizada na UNIGRAN debate “Movimento na Educação Infantil”

Oficina mostrou algumas brincadeiras simples e com poucas regras para se trabalhar com as crianças

Estimular a linguagem corporal é essencial para impulsionar o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Na Educação Infantil, trabalhar a temática do movimento requer planejamento. Pensando na qualidade de formação para pedagogos, o curso de Pedagogia da UNIGRAN ofereceu aos acadêmicos uma oficina sobre “Movimento na Educação Infantil”.

A coordenadora de Pedagogia, Elizabete Velter Borges, afirma que o objetivo foi ressaltar a importância de trabalhar essa temática com os acadêmicos no curso. “Como o assunto não é trabalhado a fundo durante a graduação, convidamos a professora Ida, que é formada em Educação Física e doutora em Educação, para trabalhar a questão do movimento na educação infantil”, menciona.

Ministrada pela professora Ida Carneiro Martins, a oficina abordou as práticas educativas na educação básica; brincar, jogos e brincadeiras; além da educação física escolar. Além dos estudos teóricos, os acadêmicos contaram com a parte prática, que mostrou algumas brincadeiras simples e com poucas regras para se trabalhar com os pequenos.

Em termos da infância atual, percebe-se que as crianças estão tendo menos oportunidade na vivência da ludicidade “Quanto mais pesquisamos sobre o tema, percebemos que o movimento não é desconectado de toda uma prática social da infância, e na verdade se formos pensar no movimento na educação infantil ele está muito associado à prática social do brincar”, garante Ida Carneiro Martins.

A professora destaca que, “como o contexto cognitivo é muito mais valorizado na nossa sociedade, parece que se deixar essa criança brincar, estimular, é como se estivesse fazendo algo produtivo que efetivamente não fosse colaborar ao desenvolvimento da criança”.

O papel do pedagogo é fundamental para mudar essa visão, pois o profissional deve tratar as práticas sociais dentro da escola, sem deformar o modo do brincar e do movimentar, para atingir objetivos. “É preciso conhecer bem a teoria do jogo e do desenvolvimento infantil, além de conhecer muitos jogos e como essa motricidade é desenvolvida. Porque especialmente na educação infantil, os modos de agir do professor e de como ele vai intervir, será significativo na vida da criança”, revela.

Mesmo o desenvolvimento cognitivo sendo essencial, a professora Ida ressalta que “o fato de valorizar exacerbadamente e não considerar que brincando e se movimentando a criança vai explorar um mundo, é preocupante para a elaboração conceitual futura. O grande problema está em estabelecer essa dicotomia corpo e mente, a criança aprende o mundo de corpo inteiro”.