Psicologia da UNIGRAN realiza palestra sobre Racismo e Psicanálise

Coordenadora do curso de Psicologia, Rosemeire Martins fala sobre palestra

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o curso de Psicologia da UNIGRAN, em parceria com o Conselho Regional – CRP/MS, realizará diversas ações no mês de agosto. Na próxima quarta-feira, dia 19, acontece a palestra “Racismo: Uma Questão de Psicanálise”, com o professor da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, Oscar Cesaroto.

O evento que é aberto ao público, vai abordar assuntos sociais de direitos humanos. Conforme a coordenadora do curso Rosemeire Martins, é um tema necessário de discussão. “A Psicologia tem se preocupado com problemas sociais, hoje esse assunto é muito camuflado e restrito, então é preciso colocar em pauta essa discussão que é necessária para formação acadêmica”, afirma.

Rosemeire ressalta que é importante que o profissional esteja dentro do contexto social dos problemas sociais. “Muitas vezes se nega que o racismo ainda exista, mas é algo que de fato existe”, menciona.

Oscar Cesaroto é psicanalista e dará um olhar psicanalítico às questões sociais. “Não vamos falar apenas de raças, mas também de questões étnicas dentro dessa visão puramente da Psicologia. Embora dando esse enfoque psicanalítico, a palestra vai trabalhar com aspectos sociais mais urgentes e principalmente a questão dos direitos humanos”, destaca Rosemeire.

A palestra acontece dia 19, no auditório do Bloco 5 da UNIGRAN em dois horários: no período da manhã às 8h e no período noturno às 19h10. A entrada é franca para acadêmicos e custará R$ 10,00 para público externo.