Hospital Veterinário da UNIGRAN fez 250 castrações gratuitas em 2015

Acadêmicos de Medicina Veterinária fazem procedimentos cirúrgicos em mutirão

O controle de natalidade de cães e gatos é fundamental nos dias de hoje. Para que isso seja facilitado em Dourados, o Hospital Veterinário da UNIGRAN realiza castrações gratuitas em projetos para atender a comunidade. Só no primeiro semestre de 2015 mais de 250 castrações foram realizadas por acadêmicos de Medicina Veterinária, supervisionados por professores.

O Projeto Castração atende uma parceria entre o CCZ e o Clube do Vira Latas. Semanalmente acadêmicos realizam os procedimentos, e totalizaram 150 castrações, entre os meses de fevereiro a junho. Como a demanda de animais necessitados é grande, o Hospital Veterinário realizou o Mutirão Castração entre os dias 17 a 19 de junho. Cem gatos e cachorros, machos e fêmeas passaram pelo procedimento, totalizando 250 animais.

De acordo com a coordenadora do HV, Fernanda Zauith, além de atender a comunidade que necessita desse tipo de serviço, os projetos são importantes por envolverem os acadêmicos de Medicina Veterinária da UNIGRAN, possibilitando a vivência de muitas cirurgias. “Os projetos são desenvolvidos com acadêmicos que cursam a partir do 3º semestre, uma vez na semana. Dessa vez fizemos um mutirão, um intensivo, assim que acabaram as aulas, para realização das castrações”, disse Fernanda Zauith.

Maristela Rodrigues Lima, participante do Clube do Vira-Lata, destaca a importância desta parceria. “Tendo em vista a castração ser o meio mais importante de controle populacional, evitando o abandono, a parceria entre a UNIGRAN e o Clube do Viralata é essencial para o bem estar dos animais”, considera.