Acadêmicos demostram criatividade na produção de novos medicamentos

Medicamentos inovadores são criados por acadêmicos de Farmácia em estágio

O estágio supervisionado no curso de Farmácia da UNIGRAN é um momento crucial na formação do acadêmico. E um desafio é lançado para quem está no último ano da graduação: criar soluções inovadoras e criativas para problemas cotidianos enfrentados por quem precisa utilizar medicamentos.

A coordenadora do Estágio Supervisionado do curso de Farmácia, Cláudia Regina Baur Arfux explica que os acadêmicos se dividem em grupos e cada um recebe um princípio ativo. O objetivo é apresentar um medicamento inovador, com uma forma farmacêutica diferente do que já tem no mercado.

Os estudantes produzem o medicamento, desenvolvem a bula, a embalagem, a propaganda e todos os processos. “Com esta atividade, conseguimos avaliar o que foi aprendido durante todo o curso e em especial no estágio. Eles passaram seis meses só fazendo estágio em manipulação e saúde pública, então vemos o resultado do que foi aprendido pelo aluno”, afirma Cláudia Arfux.

Neste semestre foram criados medicamentos inovadores como o “Chocomeno”, que serve para menopausa em forma de chocolate diet; o “Appétit Kids”, uma goma que vai estimular o apetite das crianças, um antibiótico para inalação; o “Transamida”, gel transdérmico para impedir náuseas e vômitos; o “Ciclovir” trata a herpes utilizando um bastão anti-herpético, que normalmente são pomadas; o “Termo Shake” é um shake termogênico com uma composição diferente que vai acelerar a queima de gordura, para quem vai pra academia e repõe a energia.

“Nosso medicamento é voltado para cachorros de pequeno porte. Porque na hora do transporte tanto aéreo quanto térreo é muito difícil. A função é facilitar esse transporte, pensando no bem-estar e na saúde dos animais”, menciona Marcela de Souza. A estudante destaca que a atividade foi importante para o crescimento profissional.