1º Salar de Cores retrata diversidade cultural relacionada às cores em ambientes

Ambientes trabalhados por acadêmicos mostraram cores e culturas

A cor influencia tudo e molda a percepção das pessoas em relação ao ambiente em que se encontra. Pensando no o uso da cor nos espaços do cotidiano, os acadêmicos do 1º semestre do curso de Design de Interiores da UNIGRAN, sob a orientação do professor e artista plástico Douglas Raldi, exporam nesta semana a 1ª Mostra Salar de Cores.

Os trabalhos foram apresentados em harmonia com as cores, destacando fatores culturais em cada temática abordada. Foram montados 10 ambientes: o azul com a sala do casal na Cerâmica Portuguesa; o vermelho a sala Luís XV; amarelo a sala Samádi/meditação; verde a sala de jogos; roxo a sala Purple; laranja a sala bar Virgem de Guadalupe; preta a sala Elvis Presley; branca a sala Bahia; cinza a sala São Paulo e marrom a sala Mato Grosso do Sul.

O grupo do estudante Felipe Do Amaral Pereira retratou a cultura mexicana, relacionada com a cor laranja. “Essa mistura é aparentemente um pouco difícil de trabalhar, no entanto quando se estuda a cultura mexicana percebe-se que nela há uma grande mistura de cor, de tecidos, de estampas que fazem essa composição colorida e diferente”, revela.

Felipe explica que o grupo mostrou a religiosidade da cultura mexicana, a devoção à Virgem de Guadalupe, juntamente com a descontração de um bar, com bebidas e comidas. “A cor laranja estimula alimentação, então essa foi uma forma que encontramos de unir duas características muito fortes do povo mexicano, a alegria, as cores e a devoção a virgem de Guadalupe”.

Já o grupo da aluna Gabriela Antoniassi Miura trabalhou a cor cinza, inspirada na cultura São Paulo. “O cinza é uma cor sóbria, séria, então usamos linhas retas pra remeter a cidade de São Paulo, os prédios, entre outros aspectos”, esclarece.

Gabriela destaca que “este trabalho tirou muitas dúvidas sobre a profissão, porque vimos as dificuldades reais ao montar um ambiente. Descobrimos também as facilidades de fazer o que a profissão pede, a parte prática do que vimos em sala de aula”.

Os trabalhos foram avaliados por professores da UNIGRAN, a exemplo do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcio de Melo Carlos Santos. O avaliador considera que, por ser um trabalho de alunos do 1º semestre do curso, o resultado foi fantástico. “Os espaços ficaram acima do esperado, os estudantes fizeram um trabalho muito bacana, muito bem feito”, avalia.

Márcio destacou ainda a proposta de trabalhar com as cores. “Explorar uma única cor para cada ambiente não é tão simples, saber trabalhar, dosar essas cores. Mas isso foi o que eles conseguiram, estão de parabéns”, ressalta.

Se interessou pela área e quer cursar Design de Interiores? A UNIGRAN está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno 2015. Mais informações podem ser obtidas no site www.vestibularunigran.com.br.