Quem já tomou banho em um chuveiro com água perfumada ou então já viu uma sanduicheira que calcula as calorias do lanche através de um aplicativo? Esses e outros produtos inovadores foram apresentados durante a IX Mostra de Projetos Experimentais e a VI Feira de Produtos Malucos dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da UNIGRAN.
O evento estimulou criatividade e planejamento dos acadêmicos dentro do espaço universitário. Os estudantes do 1º semestre de Publicidade apresentaram “produtos malucos”, despertando a inventividade de objetos estranhos, que tinham muitas utilidades. O pessoal do 3º semestre expôs trabalhos realizados nas disciplinas de Teoria da Comunicação.
Durante a Mostra, alunos do 5º semestre de PP apresentaram duas ações de Flash Mob Promocional. Uma sobre paintball e outro grupo para um cliente de uma pizzaria. Murillo Alencar, um dos integrantes, explica que a ação de Flash Mob, foi uma intervenção direta com o público para apresentar a marca.
“Como nosso cliente foi uma pizzaria universitária, fizemos a simulação de uma colação de grau, na qual o juramento era voltado para o produto ‘pizza’, com o objetivo de chamar a atenção do público, buscando uma interação para alavancar as vendas do cliente”, destaca. Com essa atividade, Murillo garante que “ter um contato mais próximo com o mercado de trabalho e vivenciar na prática o que se vê em sala de aula, são fundamentos essenciais para o futuro profissional”.
Os Projetos Experimentais mostraram o preparo dos veteranos do 7º semestre de Jornalismo com a exposição de veículos pilotos: os sites Literatudo e Canal do Campo e a Revista D’Esporte. Os estudantes foram avaliados por profissionais. O jornalista Alexandre Silva Duarte foi um dos avaliadores. Ele é formado pela UNIGRAN e também já apresentou trabalho na Mostra.
“Retornar aqui na Mostra Experimental como avaliador é uma experiência interessante. È olhar o produto por outra ótica”, afirma. Alexandre destaca que “a revista de esporte ficou bem interessante, pois é um nicho de mercado ainda não explorado aqui em Dourados e é algo que tem viabilidade. Acredito que a Mostra é a consolidação da formação, onde o aluno vai mostrar para o que veio e o que aprendeu. Com certeza é o melhor teste para o formando”, considera.
Os veteranos de Publicidade e Propaganda apresentaram uma agência experimental e um planejamento completo realizado para um cliente real. A publicitária Lívia Ricieri, egressa da UNIGRAN, também avaliou os trabalhos. “Os trabalhos deste ano estavam muito bem planejados. A construção dos produtos impecável, cuidaram da divulgação e da apresentação. Os ‘produtos malucos’ também foram apresentados como um produto que pode ser vendido. Todos estão de parabéns”, ressalta.