Palestra na UNIGRAN debate interações medicamentosas

Evento foi parceria da Instituição com SBRAFH / Regional MS

Acadêmicos e profissionais de Farmácia se reúnem para palestra

O curso de Farmácia da UNIGRAN firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços da Saúde – SBRAFH / Regional Mato Grosso do Sul, e trouxe a palestra “Interações Medicamentosas”, ministrada pela farmacêutica e professora Camila Guimarães Polisel, da UFMS.

Acadêmicos e profissionais da área se reuniram na última sexta-feira para o evento. “O intuito foi tanto de aproximar o acadêmico das áreas específicas da profissão farmacêutica, como também capacitar os profissionais de Dourados e região”, explica a coordenadora do curso de Farmácia da UNIGRAN, Letícia Castellani Duarte.

A prescrição farmacêutica é a novidade na legislação dos profissionais, com isso, a capacitação torna o tema fundamental, no que se refere ao fato de como o farmacêutico deve administrar os medicamentos. Para Letícia, com o advento do farmacêutico poder prescrever, há a necessidade de se capacitar mais nessa área, uma delas é a questão de orientação, principalmente às interações medicamentosas.

“Precisamos discutir mais sobre as interações entre medicamento com medicamento, medicamento/alimento, medicamento/álcool, medicamento/tabaco e medicamento com relação aos exames laboratoriais. O farmacêutico tem que estar capacitado e seguro nesses assuntos, para que possa ter uma boa atuação na farmácia clínica e avançar nesse campo da prescrição farmacêutica”, garante a coordenadora.

A vice-presidente da SBRAFH/ Regional MS e professora de Farmácia na UNIGRAN, Fabiana Vicente de Paula, acredita que a parceria para a capacitação é de extrema importância para os alunos e para os profissionais. “A ideia foi de enriquecer o currículo dos estudantes e profissionais. A interação medicamentosa é a orientação, a atenção farmacêutica do profissional para com o seu paciente, por exemplo, do medicamento que tem que ser tomado em jejum ou após se alimentar”, ressalta.

O diferencial é ter esse conhecimento para passar ao paciente e o paciente ver a importância de procurar um profissional farmacêutico. “É preciso ver que o profissional farmacêutico não é um simples entregador de uma caixinha de medicamento, mas sim que ele vai fazer a diferença no resultado”, destaca Fabiana Vicente de Paula.

Quem deseja cursar Farmácia, a UNIGRAN está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2015. É só acessar o site www.vestibularunigran.com.br e se inscrever. As provas serão realizadas no dia 27 de junho.