Acadêmicos de Direito fazem visita técnica ao Procon de Dourados

Procon de Dourados recebe estudantes de Direito da UNIGRAN

Como em todos os anos, o Núcleo de Prática e Assistência Jurídica – NPAJ da UNIGRAN realiza com os acadêmicos, visitas técnicas orientadas em órgãos públicos que trabalham na área do Direito. Neste primeiro semestre de 2015, os estudantes estão visitando o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Dourados para conhecer os principais aspectos sobre o julgamento de processos administrativos do órgão.

A atividade busca oferecer ao aluno de Direito da UNIGRAN maior contato com a prática jurídica, atendendo as diretrizes curriculares do curso. Conforme a coordenadora do Núcleo Jurídico, Kelei Zeni, “faremos várias visitas ao Procon, os acadêmicos recebem explicações sobre o funcionamento deste órgão, sua estrutura, organização, formas e procedimentos utilizados para resolução dos conflitos, visando complementar seu conhecimento”.

Durante a visita, foi apresentado aos alunos o trabalho dos advogados do órgão de defesa do consumidor, que analisam processos, auto de constatação e infração. A coordenadora Kelei destaca que “nos últimos semestres, os acadêmicos têm a prática jurídica, essas visitas são importantes, pois temos casos do consumidor que atendemos no Núcleo”.

O Procon é um órgão específico e os atendimentos vão até um limite, se precisar ajuizar as ações no Juizado Especial Cível, por exemplo, o consumidor geralmente busca um advogado e se for população carente busca o Núcleo.

A acadêmica do 9º semestre, Mariane do Carmo Mouro, participou da visita e para ela, foi especial, pois o tema da sua monografia é voltado para esta área do Direito. “A visita técnica foi uma ótima oportunidade que tive de conhecer a estrutura e atuação do Procon. Foi um encontro satisfatório pelo fato de adquirirmos conhecimento sobre temas relativos ao Código de Defesa do Consumidor, bem como os procedimentos que são adotados pelo órgão”, afirma.