Construção de túneis em metrôs é tema de palestra na UNIGRAN

A V Semana Acadêmica de Engenharia Civil recebeu profissionais renomados para palestras

V Semana Acadêmica de Engenharia Civil contou com a participação de acadêmicos, professores e profissionais da área

Durante esta semana acadêmicos e profissionais de Engenharia Civil se reuniram para a 5ª edição da Semana Acadêmica do curso na UNIGRAN. Na palestra de abertura, o evento contou com a participação do engenheiro civil Jelson Antônio de Siqueira, que falou sobre os “Tipos de construção de túneis no metrô de São Paulo”.

Jelson é engenheiro de obras do metrô de São Paulo. Segundo o palestrante, o mercado de trabalho nesta área está aquecido. “Está começando a ter obras metroviárias praticamente em todo o Brasil, então é uma área promissora para o futuro do país, pois muita coisa é voltada para o transporte de grandes cidades como o metrô e geralmente são feitas em túneis”, afirma.

O engenheiro ressalta que o carro chefe do metrô de São Paulo são obras subterrâneas, túneis, então, é algo que não é muito comum em matérias de graduação, mas de pós-graduação. “Então é muito difícil o pessoa de faculdade ter contato com essa matéria, sendo assim foi uma oportunidade de apresentarmos para os graduandos uma matéria que não é dada na faculdade e ter conhecimento de um campo diferenciado da engenharia civil”, considera Jelson Antônio de Siqueira.

A Semana Acadêmica contou também com a participação do engenheiro José Proença Meireles, que falou sobre “Oportunidades e responsabilidades de um engenheiro”, e ainda, do engenheiro civil Marcelo Caversan, sobre “Construção de um Parque Eólico”, além da presença do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul – Crea-MS, com o objetivo de integrar os acadêmicos com o mercado profissional.

Na parte prática do evento, os estudantes participaram de minicursos sobre “Corrosão no Concreto Armado”, “Planilha Orçamentária” e “Aprovação de Projetos da Prefeitura”.

Para Amanda Pael de Souza, aluna do 1º semestre, foi importante participar do evento. “Foi tudo diferente, trouxe uma nova visão que antes não tínhamos nas aulas normais. Na Semana, vimos a profissão de uma forma diferente, o trabalho da Engenharia Civil que vai além de construir uma casa, um edifício, mas a construção de túneis e pontes”, destaca.