ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo realiza a "3ª Semana Técnica".

Com a adesão de mais parceiros e colaboradores, a Semana Técnica consagra-se como evento de atualização num setor onde as inovações são constantes.
A UNIGRAN inicia nesta segunda-feira, a "3ª Semana Técnica" do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, um evento de difusão das mais modernas tecnologias construtivas e apresentação de novos materiais criados no setor da construção civil. Neste ano, além de palestras e apresentações feitas por empresas convidadas, também será realizada uma exposição de produtos e materiais de construção, no pátio do Prédio II. "Nós teremos estandes com materiais de ponta de algumas empresas; sendo que alguns, talvez ainda nem tenhamos no mercado da construção civil em Dourados e região", disse a arquiteta e professora da UNIGRAN, Cynara Tessoni Bono, coordenadora do evento. Ela explica que a "Semana Técnica" surgiu da necessidade de se oferecer aos estudantes e aos profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura um evento de atualização sobre as novidades do setor - contribuindo para a formação holística de acadêmicos e profissionais -, tendo as parcerias de empresas de diversos segmentos e de entidades representativas, como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Dourados (AEAD), o Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (CREA/MS), o Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com a qual o ID_CURSO mantém um convênio de cooperação técnica e científica. As atividades da Semana Técnica vem aumentando desde a sua primeira realização, em 2000, e neste ano conta com novos participantes, além dos parceiros já tradicionais. O comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Grande e graduando de Engenharia, coronel Itamar Alves dos Santos, ministrará uma palestra sobre "Prevenção Contra Incêndio e Pânico", e o engenheiro civil Idário Fernandes, membro do Instituto de Engenharia de MS, também sediado na Capital do Estado, falará sobre "Construção de Habitações em Concreto Celular Espumoso". A empresa "Vidrotil" demonstrará, pela primeira vez, as aplicações desse material. As outras palestras técnicas da Semana serão promovidas pelas empresas Docol, de metais sanitários; a Giotoku, de cerâmica; e pela ABCP, que promoverá dois seminários: "Alvenaria de Blocos" e "Pavimentos Intertravados". As atividades encerram-se na sexta-feira, com uma visita à Compaço, onde os visitantes irão conhecer todo o processo de fabricação de estruturas de aço. "A segunda novidade desta Semana é a nossa visita técnica à uma empresa ou indústria ligada à construção civil aqui de Dourados, para realmente valorizarmos as empresas daqui", ressalta a coordenadora do evento. A "3ª Semana Técnica" de Arquitetura da UNIGRAN será aberta pelo presidente do CREA/MS, engenheiro Jean Saliba, que falará sobre maketing profissional. A professora Cynara Bono destaca ainda o apoio técnico da ACOMAC - a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção, de Dourados - que será representada pelo presidente da entidade, Luiz Zaperlon. Associação reúne revendedores e fabricantes de diversos produtos, sendo que diversos deles atuam no mesmo segmento de mercado. Mas para a diversificação e democratização da Semana Técnica, esse detalhe não conta: "A Universidade tem que ser entendida como um campo neutro; a competitividade está lá fora, está no mercado, por isso estamos trazendo empresas de um mesmo segmento para que os acadêmicos tenham condições de fazer os seus próprios julgamentos, o que já se constitui em aprendizado", observa a professora Cynara.