Acadêmicos reproduzem paisagismo em maquetes

Maquetes estão expostas para visitação no bloco 4 da UNIGRAN

Reproduzir jardins históricos no contexto contemporâneo. Com essa proposta, acadêmicos do 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, apresentam maquetes para a comunidade até o final do mês. Organizados na disciplina de Introdução ao Paisagismo, os trabalhos reúnem conceitos históricos, com técnicas de paisagismo modernas.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Monad Clemente, os acadêmicos puderam escolher diversos estilos de jardim e reproduziram com os materiais que desejaram. “Primeiro eu leciono a história do paisagismo, depois eles pegaram um preceito de um jardim da história e trouxeram para o contemporâneo. Assim, realizaram um jardim contemporâneo que tivesse o mesmo conceito desse jardim da história”, esclarece a arquiteta.

Monad destaca que a atividade faz com que os acadêmicos entendam também a volumetria de um jardim, sua aplicação prática. “Muitas vezes você faz a planta baixa, o projeto daquele jardim, só que volumetricamente como é? Na maquete você consegue entender a planta e a volumetria dele”, argumenta.

Raiane Godoy Lamb, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, diz que “idealizar um jardim contemporâneo com características de um jardim da antiguidade nos faz refletir sobre a importância de estudar a história para nos embasar teoricamente, o que é de muito valor, independente de ser um projeto arquitetônico ou paisagístico”.

Além disso, Raiane afirma que o trabalho em equipe é importante, porque a formação exige essa prática, uma vez que no âmbito profissional, arquitetos trabalham em conjunto com outros profissionais. A acadêmica também reforça a importância da prática da realidade profissional, que agrega qualidade à formação superior e garante a satisfação dos estudantes.