UNIGRAN recebe casal cicloturista que quer percorrer, de bicicletas, 17 países da América Latina

O encontro serviu para o compartilhamento de experiências e vivências na área sustentável

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN recebeu na última semana o engenheiro ambiental, Alan Frederico Mortean e a nutricionista, Marcela da Silva Mortean, que deram início ao desafio de percorrerem, de bicicletas, 17 países latino-americanos, com o objetivo de chegar até o México, pedalando. A proposta da visita dos cicloturistas foi de compartilhar as experiências vivenciadas com a comunidade acadêmica.

A professora organizadora da Noite Cultural, Karin Fernanda Schwambach, afirma que a intenção foi de proporcionar aos alunos uma atividade extra, complementando o ensino. “Os convidados têm experiência difusas, que às vezes dentro da sala de aula não conseguimos abordar todos esses temas. A cultura é troca”, considera.

O casal iniciou a viagem em março e partiram da cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, buscando saciar o desejo de uma vida saudável e a construção de um meio ambiente mais sustentável. “Vontade de viajar sempre tivemos e, conseguir juntar isso com um projeto de vida, com o nosso trabalho, foi uma grande sacada, e a bicicleta como meio de transporte agrega ao nosso projeto”, menciona Marcela da Silva Mortean.

O roteiro faz parte do Projeto Ciclos, que pretende compartilhar experiências e vivências em saneamento sustentável e alimentação natural. Durante a palestra, Alan Frederico Mortean destacou a importância do reuso e do tratamento dos resíduos. “Quando se fala de Arquitetura e Urbanismo tocamos no ponto principal que é a geração de lixo na cidade e a geração de esgoto, o que está sendo feito hoje e o que poderia ser feito para copiar um pouco dos ciclos naturais, da natureza, para inserir na nossa sociedade”, afirma.

O casal optou por viajar de bicicleta de 1 a 4 anos. Para a professora Karin Schwambach, é um estilo de vida. “É possível repensar em sustentabilidade, em cidades, alimentação natural. Então isso nos trouxe vários questionamentos de como levamos nossas vidas e a que ponto nossas cidades estão, são tópicos muito importantes a serem pensados pelos futuros arquitetos e urbanista nesse momento de reflexão”, avalia.

No sábado, os acadêmicos de Arquitetura participaram de um whorkshop com o engenheiro ambiental e a nutricionista. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de experiências práticas, técnicas relacionadas à permacultura (cultura permanente), ao plantio orgânico e à alimentação natural.