Curso de pós-graduação promove debate sobre a Psicanálise em aula inaugural

A UNIGRAN oferece o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise

Estudantes tiveram aula inaugural da pós-graduação com o tema “A quem interessa a Psicanálise hoje?”

“A quem interessa a Psicanálise hoje?”. Foi com este questionamento que a UNIGRAN deu início às aulas do curso de Pós-graduação Presencial Lato Sensu em Psicanálise. O tema debatido na aula inaugural foi proferido pela professora Maria Tereza Melloni e reuniu estudantes da primeira especialização da área em Dourados.

O principal objetivo da pós é proporcionar a ampliação do conhecimento teórico e o desenvolvimento de pesquisa em Psicanálise. Além disso, profissionais das áreas de Psicologia, Saúde, Educação, Direito e afins, terão a oportunidade de aprimorar reflexões, conhecer mais sobre o desenvolvimento da Psicanálise e seus desdobramentos e ampliar o panorama de pesquisas realizadas na área.

De acordo com Rosemeire Martins, coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, houve a necessidade de ter esta especialização na cidade. “Sempre foi uma das demandas dos egressos e também de interesse de outros profissionais. Esse curso não está apenas centrado para psicólogo, pessoas de outras áreas também podem participar”, afirma.

A proposta da Pós-graduação em Psicanálise não é focar no aspecto clínico, mas o aspecto do entendimento do individuo e da estruturação da personalidade. Rosemeire menciona que “profissionais como do direito da educação, lidam com pessoas, então é importante a compreensão de como surge determinados comportamentos. A pós abrange como essa linha teórica da Psicologia pensa sobre o ser humano, como o indivíduo se constroi enquanto sujeito no mundo”.

A palestrante, Maria Tereza Melloni, garante que é muito importante que a difusão da Psicanálise se dê para vários públicos, pois desde o princípio, nunca foi exclusiva, nem do psiquiatra, nem do psicólogo e nem de um uso clínico. “Ela tem uma relação com o inconsciente, em determinado momento da história teve um envolvimento muito grande com as artes, então ela se estende a todos os campos, por isso é tão importante fazer essa difusão, pois ela interessa a muita gente”, considera.

Para afirmar que a Psicanálise interessa a muita gente, Maria Tereza, ressalta que a descoberta de Sigmund Freud foi de “como operar com o inconsciente”. “O conceito já existia, o comportamento humano sempre foi visto muito superficialmente. Vimos a dificuldade que as pessoas têm de entender o que se passa e tentam rotular, medicar, explicar, etc. A Psicanálise pode ajudar muito a lidar com esse imprevisível que o inconsciente vai falando e se formando, pois ele tem informações que revelam muitas coisas”, explica.

Quem se interessou pela área ainda pode se inscrever na Pós-graduação Presencial Lato Sensu em Psicanálise. O curso tem a duração de 18 meses. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras, das 19h às 22h30 e no sábado, das 8h às 12h, 13h30 às 17h30 e das 19h às 22h. Acesse o site www.vestibularunigran.com.br/pos_graduacao/dourados ou ligue no (67) 3411-4114.