Fundação do Núcleo Dourados da Escola de Psicanálise do Corpo Freudiano inicia atividades

Palestra de abertura debate “O Amor e a Política Criação”

Proposta da Escola é de formar psicanalistas

Há mais de um ano profissionais e acadêmicos de Psicologia se reúnem para Fundação do Núcleo Dourados da Escola de Psicanálise do Corpo Freudiano, que é uma parceria com a UNIGRAN. Neste final de semana, a proposta de trazer uma escola de formação de psicanalistas na cidade foi concretizada e deu abertura às atividades com o debate sobre “O Amor e a Política Criação”.

Maria Helena Touro Beluque, membro da Fundação e professora da UNIGRAN, afirma que o objetivo da escola é formar psicanalistas, “Dentro da Psicologia nós não trabalhamos a formação do analista especificamente, a gente forma o psicólogo. Essa escola já existe em todo o Brasil, é uma iniciativa desde Freud, Lacan, os grandes teóricos”.

A palestrante convidada Denise Maurano, é membro e uma das diretoras da escola do Rio De Janeiro. “Fizemos questão que ela mesma viesse, porque nosso núcleo vai ter uma origem, é um desmembramento da escola do Rio. Com essa palestra demos o pontapé inicial para criação da nossa escola”, esclarece Maria Helena.

Denise Maurano falou sobre quais são os fundamentos da criação dentro da perspectiva da Psicanálise, tipo de concepção de vida, relação com a ação, relação com o fazer humano, qual é a ética da psicanálise frente algumas questões e qual é o sentido da intervenção do psicanalista. “É para propor um mundo ideal, ações ideais, ou não, é para reconhecer que o ideal é ideal e promover de uma certa maneira uma queda na real, mas com certo amortecimento”, menciona a palestrante.

Durante o debate, a psicóloga ressaltou que cair é se esborrachar, então precisa-se amortecer a queda. Conforme Denise, a criação é um dos modos da fazer isso, ou seja, “se na vida por força das circunstâncias efetivamente somos o todo tempo convocados a lidar com a falta, é importante que possamos fazer alguma coisa com a falta. A criação é uma estratégia de vida, nesse sentido pensar a criação implica lidar com uma área que, dentro do campo da filosofia, chama de estética”.

A psicanalista apresentou ainda a experiência que vem tendo no Rio De Janeiro com a Escola. “É motivo de comemorar com vocês o compartilhamento desse modo de pensar psicanálise, desse modo de pensar intervenção do analista na clínica e na cultura aqui em Dourados”, considerou Denise Maurano.