Conselho de Enfermagem se aproxima de profissionais e acadêmicos do interior

Como parte de um projeto que leva o Conselho às cidades do interior, representantes do Conselho Regional de Enfermagem - Coren, conversaram com acadêmicos da UNIGRAN sobre a atuação do Coren, o sistema de regulamentação da profissão e a importância da atuação ética do profissional.

O presidente do Coren, Diogo Nogueira do Casal, foi um dos palestrantes. Ele apresentou o Sistema COFEN/CORENs, suas atribuições e competências e a obrigatoriedade do registro do profissional, para a atuação regulamentada. “Falamos de direitos, deveres e responsabilidades. Nós trabalhamos com o aluno para que ele tenha uma graduação completa, de acordo com a lei de exercício profissional”, explica.

Para ele, a aproximação do futuro profissional com o Conselho, ainda na graduação, “é extremamente importante, porque a nossa profissão vem dos primórdios e ainda está se desenvolvendo. Existe uma legislação que a ampara, que começa com o registro profissional, para que outras pessoas não desenvolvam atividades sem ser profissionais capacitados”.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIGRAN, Tatiana Vallezzi, também acredita que eventos como esse ajudam na formação do profissional. “É importante saber que tem um órgão que regulamenta a profissão, e o acadêmico ter a consciência que enquanto profissional estará sujeito a ser penalizado por infração ética, respondendo processo ético-administrativo pelo Conselho”, opina.

Segundo o presidente do Coren, ter contato com essas ações éticas e conversar com representantes do Conselho destaca a importância da atuação correta do profissional, reforçando o “compromisso com os profissionais de enfermagem e com a sociedade”.