Evento recebe Diretora do DAES/INEP em Dourados

FORGRAD reuniu Pró-reitores do Centro-Oeste na UNIGRAN

Evento estabeleceu diálogo entre Instituições e o INEP

Entre os dias 18 e 20 de março Dourados recebeu Pró-reitores de diversas instituições de Ensino Superior do Centro-Oeste. Isso porque a UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - realizou o FORGRAD regional, Encontro de Pró-Reitores de Ensino de Graduação da Região Centro-Oeste, evento que teve o apoio da UFGD e da UNIGRAN. O tema debatido no evento foi o Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas, e aconteceu no auditório 1 da UNIGRAN.

Uma das convidadas para as discussões foi a professora Claudia Maffini Griboski, Diretora da DAES/INEP - Diretoria de Avaliação da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, vinculados ao Ministério da Educação-INEP. A palestra foi sobre a temática: “Avaliação para qualidade da Educação Superior: as políticas nacionais”.

De acordo com a professora, o diálogo que se estabelece com as Instituições de ensino é importante, uma vez que o Fórum tem uma interlocução direta com o INEP, com as políticas de avaliação. “A gente pode discutir e fazer reflexões sobre a política de avaliação, promover sempre as mudanças em consenso e identificar quais são as tendências, que perspectivas que devem ser trabalhadas em âmbito nacional”, acrescenta Claudia Maffini Griboski.

O encontro possibilita o diálogo sobre a política nacional de avaliação, os mecanismos utilizados e as opiniões são bem-vindas e provocam mudanças necessárias nas avaliações, de acordo com a Diretora. Ela pontua, também, que as avaliações são construídas em conjunto, não são rígidas.

“A grande característica do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] é essa participação docente e discente na construção da avaliação, então, todos os instrumentos têm uma interação docente, seja na elaboração das provas do Enade, seja na confecção da diretrizes, na participação, na inscrição dos estudantes, que também é responsabilidade da IES, portanto, o sistema é de responsabilidade compartilhada”, garante Claudia Griboski.

A Diretora afirma que o objetivo do Sinaes é alcançar a melhoria da qualidade da Educação Superior e o órgão tem conseguido demonstrar essa melhoria, por meio dos projetos pedagógicos, que as instituições implementam, a partir dos resultados da avaliação. “O que se espera é que todos os projetos pedagógicos promovam o desenvolvimento de um perfil de egresso, de acordo com as características de formação que se espera de cada um dos cursos de graduação, com a meta de formar com qualidade todos os estudantes”, finaliza.