Acadêmicos de Medicina Veterinária fazem visita técnica em empresa de fertilização

Estudantes durante visita à empresa de melhoramento genético

Durante a graduação as visitas técnicas são necessárias para aliar a teoria à prática. Pensando nisso, os acadêmicos do 9º semestre de Medicina Veterinária da UNIGRAN visitaram uma empresa especializada na produção e na prestação de serviços em genética bovina, atuante há mais de 20 anos no mercado pecuário do Mato Grosso do Sul.

A visita técnica teve como objetivo conhecer a estrutura da central de sêmen e embriões, e ainda, conhecer os touros em regime de coleta de sêmen de várias raças, como: Nelore, Senepol, Aberdeen Angus e outras.

Os funcionários demonstraram como é feita a coleta de sêmen de um dos animais. De acordo com a professora da disciplina de Reprodução Animal e Biotecnologia da Reprodução, Márcia Cristina Matos, “foram discutidos aspectos relacionados à montagem da vagina artificial, ao manejo do touro e da manequim, análise e processamento do sêmen coletado”.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina e está entre os maiores exportadores mundiais desse produto. Conforme estudos da Embrapa, a inserção da genética bovina brasileira no mercado internacional ganhou relevância diante da crescente exigência mundial, que trouxe a pecuária o desafio de aumentar a eficiência na produção de leite e de carne em áreas cada vez menores.