Acadêmicos de Psicologia debatem terapia cognitiva-comportamental em Aula Magna

Acadêmicos e professores se reúnem para palestra sobre terapia cognitivo-comportamental

Para marcar o início do ano letivo de 2015 e recepcionar calouros e veteranos, o curso de Psicologia da UNIGRAN recebeu a fundadora e diretora do Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental de Campo Grande, Ceres Motta Duarte, para palestra com acadêmicos e professores. O debate abrangeu assuntos como a psicologia baseada em evidências e a capacidade de mudança dos seres humanos.

A psicóloga explica que a psicologia baseada em evidências é “uma metodologia de pesquisa, onde se verificam todos os estudos. Na prática, os pesquisadores coletam vários trabalhos já feitos e realizam uma revisão daqueles que têm mais evidências científicas. Para que a pessoa que está na prática saiba que o que ela está fazendo tem resultado”.

O debate também abrangeu a terapia cognitivo-comportamental, uma das áreas de especialização do psicólogo. Segundo Ceres, o profissional que desejar seguir essa área precisa estar constantemente atualizado. “Ele precisa dar continuidade na formação, buscar essas novas propostas, ou vai ficar perdido diante do cliente. A nova geração de adolescentes é muito ligada à tecnologia”, afirma.

De acordo com a coordenadora do curso, Rosemeire Martins, a escolha do tema foi feita depois de debate entre os professores do curso, em busca do assunto mais atual e relevante para os acadêmicos. “A gente procura trazer um tema sempre atual e de alguma das linhas teóricas. Até para que o aluno possa ter uma visão mais ampla da psicologia e como as perspectivas atuam com problemas contemporâneos”, conta.

Para ela, é importante que os acadêmicos tenham contato desde cedo com as opções de carreira que poderão seguir no futuro. “É imprescindível, até porque no primeiro semestre eles já têm contato com essas perspectivas. É importante ver também o que tem de novo, as novas pesquisas e atuações”, opina.