Professor do ID_CURSO de Fisioterapia apresenta trabalho científico em Curitiba.

O professor José Ronaldo, aqui mostrando a Clínica de Fisioterapia a estudantes do Ensino Médio, participa de três eventos científicos no Paraná.
O coordenador da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN, professor e fisioterapeuta José Ronaldo Veronese Junior, está participando do "Fisiotrab – Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho" e do "III Seminário de Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho", que acontece hoje e amanhã no Centro de Convenções de Curitiba, PR. O evento reúne médicos e enfermeiros do trabalho, engenheiros de segurança, profissionais de reID_CURSOs humanos, técnicos de segurança, educadores físicos, designers, ergonomistas e fisioterapeutas de todo o país, que estão discutindo a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao trabalho, abordando, inclusive, a Ginástica Laboral, a Ergonomia, a Osteopatia e as demandas judiciais trabalhistas provocadas pela DORT - Distúrbios Ósteo-musculares Relacionados ao Trabalho -, doenças ainda conhecidas do grande público como LER - Lesões por Esforços Repetitivos. A pesquisa do professor Veronese é sobre a atuação do fisioterapeuta como perito judicial em causas dessa natureza. Nestes Congresso e Seminário, ele apresentará a pesquisa "Avaliação Cinesiológica-Funcional em Trabalhadores", que surgiu da necessidade de se desenvolver uma metodologia de diagnósticos osteomioarticular e postural mais precisos em cada indivíduo, por meio do qual fosse possível avaliar e interpretar as estruturas envolvidas nos movimentos realizados durante o labor, conforme as variáveis postos de trabalho e ID_TIPO de função, correlacionando-as com as doenças do trabalho. O método desenvolvido pelo professor José Ronaldo, a partir dessa pesquisa, é aceito hoje como padrão pela Justiça do Trabalho, que antes aceitava apenas pareceres feitos por médicos. Assim, o professor Veronese deu importante contribuição à profissão, abrindo um novo campo de atuação para os fisioterapeutas na área de perícia judicial. Ainda na capital paranaense, ele participará de um evento educacional promovido pela Universidade Tuiuti do Paraná, no sábado e no domingo, mostrando o ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN e as atividades realizadas na Clínica-Escola de Fisioterapia. A Clínica, inaugurada em março, mais que dobrou o número de atendimentos nos primeiros dois meses de funcionamento. No mês da inauguração foram realizados 440 procedimentos e, em abril, 1.003.