Extensão: Melhor Idade é recebida de braços abertos na UNIGRAN.

O prof. José Celso explicou as propostas da Fisioterapia, no Projeto Cultura e Lazer na Melhor Idade, que foram muito bem aceitas pelos visitantes.
A UNIGRAN recebeu, nesta manhã, quase cem integrantes do "Clube da Melhor Idade Reviver" e do "Centro de Convivência Andrés Chamorro", de Dourados. Mas estima-se que o grupo represente apenas um sexto de uma comunidade unida e organizada em torno da promoção da alegria de viver e defesa de seus direitos de cidadania. Eles vieram conhecer uma parte do projeto "Cultura e Lazer na Melhor Idade", criado pela Instituição para contribuir com a melhoria da qualidade de vida do idoso, fazendo uso de todos os reID_CURSOs que a UNIGRAN está disponibilizando gratuitamente para essa parcela da população douradense. O projeto está iniciando pelo ID_CURSO de Fisioterapia que, por meio da Clínica-Escola de Fisioterapia, irá desenvolver uma série de atividades relacionadas ao atendimento fisioterápico em grupo e individual. O professor José Celso Rocha Martins, da disciplina "Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e Gerontologia", conta que os programas serão realizados em parceria com os acadêmicos do 3º ano do ID_CURSO. Nos próximos quinze dias, os participantes que se inscreverem, passarão por avaliações a fim de se definirem os programas de exercícios e de atividades que serão oferecidos às quartas-feiras de manhã, começando daqui a três semanas. O programa continuará indefinidamente, mudando apenas os monitores e estagiários. Em 2003, os acadêmicos de Fisioterapia que hoje estão no 2º ano do ID_CURSO, darão continuidade a esse Projeto de Extensão, no lugar dos que estão agora no 3º ano. "Estaremos oferecendo exercícios fisioterápicos em grupo, hidroterapia individualizada e, ao mesmo tempo, nós vamos estar trabalhando com tratamento, também. Isso em caso de o idoso estiver necessitando, por motivo de um processo inflamatório, dor ou alguma patologia, oferecendo a ele um tratamento fisioterápico integral", explicou o professor José Celso que, no ano passado, desenvolveu trabalho semelhante no Lar do Idoso, em Dourados. Embora alguns pontos do Projeto estejam pré-definidos, ele está aberto a adaptações e modificações em função dos seus beneficiários. "Nós queremos estar trocando experiências, sem impor nada; planejando as atividades de acordo com as necessidades e sugestões deles", observou o fisioterapeuta. A idéia é agregar outros ID_CURSOs nesse Projeto de Extensão, como o de Educação Física, que participaria com propostas de Recreação, e de Ciência da Computação. A presidente do "Clube Reviver", dona Zilda de Oliveira Utuari, disse que a UNIGRAN está abre os braços para uma grande comunidade que, na sua juventude, muitas vezes não conseguiu usufruir a vida. "Precisamos de exercício físico, precisamos de profissionais nos atendendo mais de perto em todas as situações; essa é a qualidade de vida que queremos. Nesse sentido, a UNIGRAN está de parabéns porque está dando um caminho para uma clientela enorme, abrindo o atendimento às pessoas que, talvez, numa etapa de suas vidas não tiveram condições de ter. Mas, hoje, contamos com o apoio desses profissionais jovens para trabalhar com a gente", disse. A assessora técnica do Centro de Convivência Andrés Chamorro, Nice Gomes, disse que está recenseando os 590 idosos cadastrados naquele Centro, para saber como vivem, onde moram, quais suas dificuldades, para traçar metas que atendam ao seu bem estar através de um Conselho Municipal do Direito do Idoso. Contudo, ela considera que o projeto da UNIGRAN "Cultura e Lazer na Melhor Idade", representa uma conquista do idoso de parte de seus direitos de cidadania.