Na volta às aulas, organização é a palavra chave

Organizar o tempo entre estudos e diversão é um dos segredos para o retorno das férias

Depois de tantos dias de férias, é comum perder um pouco o ritmo dos estudos, mas é importante não empurrar com a barriga até que os compromissos com a faculdade se acumulem, virando uma bola de neve. Para isso, o segredo é se organizar. Quem explica é o coordenador do curso de Administração da UNIGRAN, Valdir da Costa Pereira.

Os veteranos, que já estão acostumados à rotina da faculdade, por vezes são os que mais têm dificuldade de voltar à correria. “Alguns vão iniciar achando ‘ah, vamos começar mais um ano letivo, seja lá o que Deus quiser’, mas eu sugiro o seguinte: que o veterano venha com garra, coragem e também repensando esse planejamento. Eles sabem que a faculdade exige um comportamento, atitude e planejamento, estão cientes disso”, explica o coordenador.

Valdir sugere que, ao invés de começar devagar e se desesperar no fim do semestre, o acadêmico se esforce no começo, para que depois possa ter mais tranquilidade. “É preciso aproveitar ao máximo os primeiros momentos, provas e trabalhos. Tire as maiores notas, para que depois possa ter um folga. É preciso se organizar”, alerta.

CALOUROS

Do outro lado, existem os que acabaram de prestar vestibular ou entraram pela nota do Enem e ainda não estão acostumados à rotina do ensino superior. “Como tudo na vida, uma nova etapa exige recomendações. Novas pessoas estarão se relacionando, se vendo pela primeira vez, outros já são amigos, enfim, algo novo em um ambiente novo. O que se faz neste momento é se preparar, aproveitar o momento gostoso que a faculdade proporciona, mas entender que essa nova etapa exige um comportamento à altura, tem que se organizar no tempo, na escolha de como usufruir dele”, recomenda.

Muitos dos acadêmicos têm outras rotinas além dos estudos, como emprego e casa ou precisam viajar por horas de suas cidades até a faculdade. Especialmente para eles, Valdir sugere planejamento. “No primeiro momento, primeira e segunda semana de aula, eles vão encontrar certa dificuldade até encaixar, porém é necessário cada um reinventar o seu histórico de afazeres, para aproveitar da melhor maneira possível. A nova etapa exige uma reprogramação na vida de cada calouro, do seu tempo, suas atividades e sua rotina. Planejar é melhor maneira de se obter um bom resultado”, aconselha.

Por fim, seja calouro ou veterano, é preciso dividir o tempo entre obrigações e diversões. Sempre com moderação. “Saber dosar o tempo é essencial. Se estou em um tempo para fazer festa, então tem que ser um tempo. Se vou aproveitar para estudar, tem o seu tempo. É preciso saber dividir isso”, afirma. No fim, o segredo é ter responsabilidade. E saber que as noites passadas em claro hoje trarão o sucesso no futuro.