Jogadores do Ubiratan fazem musculação na academia da UNIGRAN.

O treinador Itamar (E) e o preparador Andrade (de abrigo) querem aumentar a força muscular do time na fase decisiva do Campeonato Estadual.
José Cícero Andrade, o preparador físico do Ubiratan Esporte Clube, uma das duas equipes profissionais de futebol de Dourados, iniciou nesta manhã, um trabalho de musculação com os 19 jogadores do elenco atual na Academia de Musculação da UNIGRAN. Segundo Andrade, responsável por essa atividade física, os atletas estão bem de "pulmão", referindo-se à capacidade aeróbica, e precisam apenas exercitar a força muscular. "O futebol é um esporte de contato e de movimentos fortes; por isso, o físico é muito importante", justifica. Ele explicou que irá repetir esses exercícios uma vez por semana, até o final do Campeonato Estadual. A equipe treina diariamente na sede do Clube de manhã e à tarde. Para o preparador físico, a mudança de local de treino físico é um fator positivo. "Eles estão acostumados só com um local de trabalho e a mudança de ambiente é boa para variar a rotina e aliviar o estresse", entende Andrade. Se chegar até a final, o Ubiratan terá oito partidas pela frente, sendo que, a partir da próxima semana, o técnico Itamar Bernardes deverá contar com mais cinco atletas para reforçar a equipe nos jogos decisivos que vêm pela frente. O treinador, que veio do Telêmaco Borba Esporte Clube, PR, classificou o "Leão da Fronteira" em primeiro lugar de seu grupo e diz que o time está tecnicamente pronto para esta segunda fase. Ele avalia que, dentre as equipes desta fase do Campeonato Estadual, apenas quatro têm chances de serem finalistas. "Os bichos-papões são o Cene (de Nova Andradina), o Comercial e o Operário (de Campo Grande) e o Ubiratan porque trabalham de cedo até a tarde e investem mais", declarou.