Participantes enaltecem a qualidade do "I Congresso Brasileiro de Ed. Física, Ética e Saúde".

O Doutor Valdir Barbanti elogiou os participantes do Congresso e disse que o evento vai trazer grandes progressos para a Educação Física em Dourados.
O "I Congresso de Educação Física, Ética e Saúde" e o "II Congresso Estadual de Educação Física e Esportes", promovidos pela UNIGRAN, terminaram neste sábado deixando um saldo altamente positivo para o aperfeiçoamento profissional dos participantes. "Eu acho que o evento superou todas as expectativas, tanto nossas, como promotores, quanto dos participantes", disse a professora que coordenou os eventos, Doutora Lourdes Lago Stefanelo. Ela fez o comentário com base nas fundamentações científicas, em níveis teórico e prático, das atividades realizadas. Da preparação de atletas de alto nível - com abordagens fisiológica e nutricional -à Educação Física Escolar - tratando da Ética e exercitando práticas de Recreação - os eventos abrangeram os grandes temas que denotam o grande valor social alcançado pela Educação Física nos últimos 20 anos. Nada que fosse desconhecido dos acadêmicos da UNIGRAN, mas o fato de eles poderem se encontrar com grandes nomes dessa área significou a oportunidade de consolidarem conhecimentos, por meio dos debates, divergência de idéias e aprendizado nos ID_CURSOs. Para a professora Lourdes Stefanelo, essa integração é indispensável. "Independentemente das aulas normais do ID_CURSO, é importante que venham pessoas de outras cidades, pessoas com alto nível de competência, dizer aquilo que nós buscamos nos livros e tentamos desenvolver na grade curricular", explicou. Ainda durante os eventos, o estudante do 2º ano, Fabrício Henrique Santos, 22, confirmou essa avaliação. "Os professores que lecionam para a gente têm conhecimento e o Congresso está sendo bastante proveitoso porque está nos auxiliando nas matérias que eles passam para a gente", disse. Já Valdinei Ferreira, 23, também do 2º ano, analisou como excelentes as atividades oferecidas nesse Congresso. "Pude confirmar todas as coisas lemos nos livros", falou. A estudante do 3º ano Helenice Maia Toledo Vieira - que apresentou a pesquisa de iniciação científica "A Flexibilidade de Grupos de Adultos e Idosos Praticantes de Atividades Físicas", um dos 47 trabalhos científicos comunicados durante o Congresso -disse que não teve dúvidas em participar do evento. "Eu acho que esse Congresso é uma conquista fenomenal para o nosso ID_CURSO", declarou. A boa presença de profissionais de outras instituições, esportistas, instrutores de academias e de professores de Educação Física de Dourados e região, mostram que a importância desses eventos científicos ultrapassa os limites da UNIGRAN. "Eu leciono Metodologia do Ensino do Voleibol e aproveitei para fazer o ID_CURSO de Recreação; estou tirando muitas coisas, jogos e brincadeiras, que vou incluir na minha disciplina porque a Recreação é a base para se trabalhar a coordenação e o ritmo. Na minha concepção, esses fundamentos antecedem aos fundamentos específicos do Vôlei, como toques, manchetes etc", disse o professor Roberto Hugo Urizar, da Faculdade de Educação Física de Ponta Porã. Na especialidade de "Estimulação Precoce", a professora de Educação Física da Apae de Ponta Porã, Selma Pelluchi, que participou do ID_CURSO de Hidroginástica, também fez uma análise positiva do ID_CURSO, apesar de ter achado pouco o tempo dedicado à prática. "Nós aproveitamos muita coisa para o nosso trabalho, como os exercícios, o equilíbrio, a parte teórica sobre freqüência cardíaca e toda a parte de fisiologia. Foi muito importante para mim", disse. Aliviado da tensão natural do início dos Congressos, decorrente da responsabilidade de promover eventos de tal relevância para a evolução da Educação Física na região, o professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, falou da satisfação de testemunhar o contentamento dos participantes. "Estamos muito contentes e com a consciência tranqüila do dever cumprido; o dever que a UNIGRAN tem de promover eventos como esses, porque as atividades estão sendo (foram)realizadas com uma fundamentação científica muito importante, chamando a atenção sobre a responsabilidade que os profissionais da área têm de estarem sempre atualizados para oferecer um trabalho com boa competência e qualidade para fazer com que a população se conscientize do valor da atividade física. É este o enfoque que o Congresso está dando: a atuação do profissional na atividade física e proporcionando oportunidades para que os profissionais adquiram novas técnicas e novas habilidades", disse o professor pouco antes da mesa redonda que encerrou os eventos.