Agronegócio é o mercado de trabalho mais promissor de MS

Profissionais de Agronomia, Produção Agrícola e Medicina Veterinária são indispensáveis

Experiência prática dentro da faculdade é diferencial da UNIGRAN

De acordo com a Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal – Iagro e associações de produtores de soja - Aprosoja/MS - e de bioenergia –Biosul, Mato Grosso do Sul tem um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, com cerca de 20 milhões de animais, e encerrou a safra 2013/2014 como o terceiro maior produtor de milho (8,3 milhões de toneladas), quinto maior de soja (6,1 milhões de toneladas) e quinto maior de cana (com 41,4 milhões de toneladas).

Esse desenvolvimento do Agronegócio propicia um mercado de trabalho promissor para Agrônomos, Tecnólogos em Produção Agrícola e Médicos Veterinários. A UNIGRAN oferece estes cursos de graduação no Vestibular 2015. As provas acontecem dia 06 de dezembro e as inscrições estão abertas pelo site www.vestibularunigran.com.br.

O profissional de Agronomia é um administrador de produção, principalmente vegetal, mas também animal. O agrônomo analisa todo o processo produtivo, desde o preparo do solo até a finalização do produto, a colheita e até mesmo a comercialização desse produto. A UNIGRAN enfoca na qualidade, para que os acadêmicos possam se formar e ter condições de enfrentar o mercado de trabalho.

“Temos professores capacitados, mestres, doutores; todas as áreas disponíveis para o aluno acompanhar; a Área Experimental, onde o estudante inicia o processo de pesquisa e tem as aulas práticas de campo; contamos com laboratórios muito bem equipados. Tudo isso é sinônimo de qualidade”, avalia a coordenadora do curso, Adriana Viana Schwan Stoffel.

Já o tecnólogo em Produção Agrícola é “o profissional que possui todo suporte para lidar com máquinas, aplicar insumos corretivos, fazer aplicações de recomendações técnicas, de dosagens de defensivos, dosagens de herbicidas, inseticidas, fungicidas, por exemplo”, declara o coordenador do curso, Antônio Luiz Viegas Neto.

O professor destaca que os acadêmicos ainda são orientados para ter uma visão crítica e serem capazes de identificar os problemas do campo, sugerir sugestões de ideias, elaborar projetos de preparação do solo, plantio, dosagem certa de produtos a serem utilizados, tempo e período de colheita, ou seja, aptos a fazerem todas as recomendações relacionadas ao setor agrícola.

Já o médico veterinário é o responsável pelo cuidado de animais de pequeno e grande porte, além dos silvestres. Capacidade de promover a saúde e o melhor aproveitamento dos recursos naturais são características essenciais no exercício da profissão. O curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN oferece uma estrutura que coloca o estudante em contato com o mercado de trabalho e também com as diversas áreas de atuação profissional.

A demanda por médicos veterinários na região é alta. Segundo o coordenador, Thiago Leite Fraga, em torno de 94% dos alunos graduados ano passado estão trabalhando na área, por exemplo. “A atividade envolve principalmente animais de grande porte e reprodução, o que é característica da região sul do estado”, finaliza.