Acadêmicos se mobilizam para incentivar doação de sangue

Ideia surgiu pequena, mas já conta com mais de duzentos apoiadores

Grupo faz mobilização na Semana Nacional do Doador de Sangue

Quando a assistente social Rosa Fernandes, do Hemocentro Regional de Dourados, foi à televisão chamando mais doadores para aumentar os níveis do banco de sangue, parecia uma entrevista como todas as outras. Mas, dessa vez, quem estava ouvindo era Ricardo Henrique Esquivel Azuma, e a primeira coisa que ele pensou foi: por que não mobilizar os amigos para aquela causa?

Ricardo, 21, é acadêmico do 10º semestre de Fisioterapia na UNIGRAN e começou seu “trabalho de formiguinha”, como ele chama, com colegas de estágio. Depois disso, decidiu mobilizar todos os acadêmicos do curso e hoje a fanpage do movimento “Amigos de Sangue” já conta com mais de duzentas curtidas.

“Foi muito difícil começar a mobilização. Eu convidava um por um dos amigos de minha página pessoal, grupos e páginas de representações acadêmicas, professores universitários, páginas de Instituições de Ensino Superior, para que conhecessem e apoiassem o Amigos de Sangue”, conta Ricardo. Para ele o maior desafio está em engajar as pessoas para que elas participem e também compartilhem com os amigos, aumentando o número de pessoas atingidas pela mensagem.

O movimento surgiu com a ideia de mobilizar universitários de toda a cidade para ajudar na manutenção do banco de sangue de Dourados e também ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. Eles se apoiam fortemente nas redes sociais para atingir o maior número possível de pessoas.

Mas apesar das dificuldades, Ricardo afirma que a alegria e satisfação trazidas pelo projeto são insuperáveis. “Às vezes nos acomodamos em nossas vidas, pois tudo está bem, e não temos nenhuma condição ruim, e nos esquecemos que muitas pessoas precisam de algo tão simples para sobreviver e que não nos custa nada”, lembra.

A primeira ação do grupo foi o #DiaDosAmigosDeSangue e, de acordo com o Hemocentro, a iniciativa deu resultado e o número de coletas nesse dia subiu consideravelmente. Agora o grupo promove a Semana de Mobilização de Doação de Sangue, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A ideia é, a longo prazo, organizar dias para mobilização de doadores várias vezes ao ano. O grupo busca agora parceria com empresas, profissionais e instituições, para auxiliar na conscientização da população.

Para receber os doadores, o Hemocentro funciona de segunda à sexta, das 7h às 13h. Para doar é preciso ter de 16 a 67 anos, estar acima de 55kg e portar um documento de identificação com foto. Mais informações sobre restrições para doadores podem ser encontradas na fanpage do Hemocentro, www.facebook.com/HemocentroRegionaldeDourados ou pelo telefone (67) 3424-0400.