Curso de Jornalismo celebra década de sucesso na UNIGRAN

Semana foi marcada por palestras e oficinas para acadêmicos e profissionais

Muita coisa pode acontecer em dez anos. Para o curso de Jornalismo da UNIGRAN, esse período significou centenas de profissionais formados, diversos professores que deixaram sua contribuição ao curso e uma história de conquistas, como a avaliação máxima concedida pelo Ministério da Educação – MEC.

Toda essa trajetória foi comemorada durante a XI Semana Acadêmica de Comunicação – Sincom, que reuniu acadêmicos, professores e profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para um circuito de oficinas, palestras e debates. O evento foi encerrado com uma festa e a realização do II Prêmio GaloFoca, que busca reconhecer e premiar trabalhos realizados pelos acadêmicos em diversas categorias.

Entre os palestrantes, duas convidadas se destacaram. Virna Miranda, publicitária e Diretora de Inteligência de Mercado da Agência Tudo, e Manuela Barem, jornalista e editora-chefe do portal BuzzFeed Brasil, falaram aos participantes sobre as diferenças do mercado interno brasileiro e como produzir conteúdo de qualidade para a internet.

Mesmo sendo professora, Virna recebeu o convite para palestrar com surpresa. “É sempre bacana e uma surpresa, porque mesmo sendo professora, é uma cidade diferente, uma cultura diferente. É muito gostoso quando a gente vem e compartilha o que a gente está pensando e sente uma receptividade”, afirma.

Enquanto ela destacava a necessidade de se adaptar a cada mercado, Manuela lembrava a importância de ter uma vasta experiência antes de se buscar um objetivo específico. “Passei por jornal, rádio, TV, assessoria de imprensa, fiz de tudo um pouco. Eu sabia que aquele não era o final, não era meu sonho estar fazendo aquilo, mas eu sabia que podia tirar um aprendizado”, conta.

As duas concordam que a melhor maneira de se preparar não só para o mercado de trabalho, mas para a vida, é buscando experiências diferentes. Para Virna, a mensagem mais importante a ser deixada aos acadêmicos é nunca parar de aprender e conhecer coisas novas. “Estudar é um ato contínuo, não achem que vai acabar depois da faculdade. Mantenham essa curiosidade genuína de quem está aprendendo. Leiam aprofundado, livros, revistas, romances, gibi, internet. O que eu vejo hoje é que o jovem tem essa avidez, mas ainda não tem um repertório muito grande, então invistam em criar essa bagagem, estar sempre aberto para o aprendizado”, aconselha.

Manuela, por sua vez, recomenda muita determinação. “Eu sempre sonhei em trabalhar com um conteúdo legal, ser referência na minha área. Tem que acreditar nos sonhos mesmo e apostar em você. Se você tem um projeto de vida pra você, tem que correr atrás, abaixar a cabeça, aprender e ir pra frente”, finaliza.