Acadêmicos de Psicologia participam de palestra com Conselho Regional

Representantes do Conselho de Psicologia ministraram palestra na UNIGRAN

A discussão abordou o papel e atuação dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. A palestra “Integração com Futuras (os) Profissionais” foi ministrada pela Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP 14ª Região MS, com a participação do Sindicato dos Psicólogos de MS, sendo direcionada aos acadêmicos do último ano do curso de Psicologia da UNIGRAN.

Durante a palestra, os representantes explicaram as funções do Conselho, que além de orientar, fiscalizar e também disciplinar. Conforme a coordenadora do curso da UNIGRAN, Rosemeire Souza Martins, “o acadêmico que está saindo da Instituição, precisa obter essas instruções, o que fazer profissionalmente. E, principalmente, a utilização do Código de Ética que vai permear e direcionar toda a ação dele enquanto profissional”.

A professora menciona que, mesmo tendo a disciplina de Ética Profissional durante a graduação, é importante que os estudantes vejam a parte prática, na qual irá nortear o trabalho a ser realizado quando formado. “A proposta é orientar cada vez mais o profissional mostrando os deveres, o que é vetado e o que pode fazer e de que forma. O fator ético é o primordial na atuação profissional do psicólogo”, salienta.

Compreender o papel do profissional ao estar filiado a um Conselho, as funções enquanto profissional, apresentando trabalho ético e de qualidade, também foi abordado durante a palestra. “Temos uma demanda, que é muito comum entrar representações contra profissionais, que é quando há um vínculo muito próximo com o paciente, ou seja, de parentesco ou amizade, isso não é recomendado pela ética profissional, pois pode afetar e prejudicar o tratamento. É recomendado que passe o paciente para outro profissional”, ressalta Rosemeire.