Linhas de pesquisa abrem diversas possibilidades de atuação na Psicologia

Alunos se aprofundam mais em suas áreas de interesse no decorrer do curso

Psicólogo pode atuar em pesquisas, laboratórios e clínicas

O trabalho do psicólogo é cada dia mais procurado. Essa profissão tem um vasto campo de atuação e, com isso, tem exigido uma formação adequada para atuar nas mais diversas funções, como a área organizacional, clínica, educacional, dentre outras. Conhecer as linhas de atuação desse profissional, questões éticas e especificidades de cada tipo de atendimento, entre outras atividades, faz parte da rotina do aluno que ingressa nesse curso, que será oferecido no Vestibular 2015 da UNIGRAN.

Durante a formação, o aluno entra em contato com o estudo das mais variadas linhas de pesquisa e seus respectivos teóricos. Conforme a coordenadora do curso, Rosemeire Pereira Souza Martins, a psicologia se norteia a partir de correntes, como a psicanálise e a psicologia cognitiva, sendo que cada uma tem suas linhas de estudo específicas. Contudo, Rosimeire afirma que “o que há de diferente hoje é que a psicologia não tem mais pensado em trabalhar cada um dessas forças dentro de sua linha teórica”.

Normalmente o aluno já entra no curso com um interesse em uma determinada linha de atuação, mas isso pode mudar no decorrer do curso, pois conforme a coordenadora, “o curso vai sendo desmembrado e vai ser visto todas as áreas e as linhas teóricas da psicologia, por exemplo, temos as áreas de estudo da psicologia social e ainda psicologia da aprendizagem”. Rosimeire ainda salienta que essa identificação por determinada área da psicologia levará o aluno a buscar mais conhecimento em torno do tema.

Rosemeire destaca que o a pessoa que pretende cursar psicologia tem que, primeiramente, gostar de lidar com pessoas, uma vez que ele irá traçar meios adequados para a situação dessa pessoa e deve estar dispostos a mudanças, uma vez que sua função exige uma postura que exprima segurança por parte de quem o vê. Além disso, a coordenadora frisa que o psicólogo não age como alguém que “dá conselhos”.

Para quem se interessa em cursar Psicologia, as inscrições para o Vestibular 2015 da UNIGRAN estão com inscrições abertas até o dia 30, pelo site www.vestibularunigran.com.br. A prova acontece no dia 01 de novembro.