Barbanti conclama a Educação Física a aumentar sua participação na promoção da saúde.

O Doutor Valdir Barbanti (esq.), prof. Carlos Muchão e a reitora da UNIGRAN, Rosa De Déa, abriram o Congresso Brasileiro de Educação Física, hoje.
Como se esperava, a palestra desta noite do diretor do ID_CURSO de Educação Física da Universidade de São Paulo, Doutor Valdir José Barbanti – na abertura do "I Congresso Brasileiro de Educação Física, Ética e Saúde" e do "II Congresso Estadual de Educação Física e Esportes" – foi magnífica, como enfatizou o coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, professor Carlos Muchão Castilho. "A UNIGRAN sente-se muito honrada e satisfeita com sua presença e gostaríamos de reiterar os nossos agradecimentos", disse Carlos Muchão. Durante pouco mais de uma DATA_HORA, o Doutor Valdir Barbanti levou os duzentos participantes a refletirem sobre a importância da atividade física para o ser humano e sobre as responsabilidades dos profissionais de Educação Física na promoção da saúde junto à população, em todas as faixas etárias e classes sociais. O professor e autor de onze livros, iniciou a palestra mostrando uma realidade social e cultural marcada por "extremos infelizes" no Brasil, como define, que faz a maioria das pessoas terem uma vida sedentária e adquirirem maus hábitos alimentares. Nesse ponto, ele conclama a Educação Física a engajar-se mais no trabalho de reversão desse quadro. "Espero que todos se conscientizem do valor ético e moral que a profissão tem, não apenas de fazer exercícios, mas também de promover aquilo que fazemos. A profissão não pode ficar quieta, porque acreditamos que aquilo que fazemos, que a promoção do movimento (atividade física) é uma coisa útil para as pessoas e precisamos dizer isso em altos brados. Conclamo todos a participarem desse programa de promover a atividade física, promover o exercício como uma coisa benéfica para a saúde das pessoas", disse já no final da palestra. O professor Valdir Barbanti falou também sobre o valor do Esporte para a nação brasileira e, principalmente, para a juventude e sublinhou várias vezes a questão de os profissionais de Educação Física serem modelos de saúde para sociedade e, se na escola, modelos de conduta moral e honestidade para seus alunos. "Somos ídolos naturais e isso nos traz uma grande responsabilidade (..) As nossas palavras fazem um profundo efeito em cada um dos nossos alunos, em cada um dos nossos jogadores, cada um dos nossos atletas, tal a confiança que eles têm no professor, no professor honesto, no professor trabalhador, no professor educador. Essa responsabilidade faz parte da nossa profissão", motivou os acadêmicos e profissionais de Educação Física que estavam presentes. O video tape completo dessa palestra, sobre "Aptidão Física e Saúde", poderá ser assistido a partir de segunda-feira, na Videoteca da UNIGRAN. A abordagem feita pelo Doutor Valdir José Barbanti praticamente reafirmou as palavras da reitora da UNIGRAN, professora Rosa Maria DAmato De Déa, na abertura dos dois Congressos. Ela observou a interdisciplinaridade entre a Educação Física e as outras ciências da saúde e o alinhamento do ID_CURSO da UNIGRAN com os paradigmas mundiais que priorizam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A solenidade de início do "I Congresso Brasileiro de Educação Física, Ética e Saúde" e do "II Congresso Estadual de Educação Física e Esportes" foi prestigiada pelo presidente honorário da UNIGRAN, engenheiro Murilo Zauith, pela diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Silvana Scalon, e pela coordenadora dos eventos, professora Lourdes Lago Stefanelo.