Desafio de nutricionistas é equilibrar paladar e saúde

Profissionais aprendem na faculdade melhores maneiras de elaborar dietas

Nutricionista trabalha em equipe e em contato direto com o público

Reeducação alimentar é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em nutricionistas, mas o trabalho desse profissional vai muito além. Capacitado para atuar em diversas áreas, a formação é ampla e sua atuação passa por grandes indústrias até o atendimento individualizado em clínicas.

A coordenadora do curso na UNIGRAN, professora Rita Mendes, explica que existem “três grandes áreas: a área de nutrição clínica, de alimentação coletiva e a área de saúde pública”. Todas, de alguma forma, lidam com o público, mas a que faz isso mais intensamente é a atuação clínica.

Tudo começa com a avaliação física. “Peso, altura, porcentagem de gordura, avaliação de consumo alimentar, avaliação de exames laboratoriais. O nutricionista pode solicitar exames, com base nessas avaliações”, conta a professora. Depois, com todos os dados em mãos, vem à hora de elaborar o cardápio.

O desafio é encaixar os alimentos que o paciente necessita em uma dieta amigável. “Quando se calcula um cardápio, você vai primeiro partir da história do paciente. Sempre com o objetivo de melhorar, até chegar a uma alimentação saudável”, explica.
Só que nem sempre o problema do paciente é apenas alimentar, por isso a professora aconselha aos futuros profissionais que sejam pessoas que “gostem de fazer algo por alguém”. “Às vezes a pessoa tem outros problemas relacionados e deposita uma confiança em você. Então tem que gostar de conversar, gostar de trabalhar em grupo”, exemplifica.

As disciplinas abordadas na faculdade são todas pensadas em formar um profissional amplo. E a professora alerta que, para se dar bem no curso, é preciso gostar de tudo um pouco. “Tem que gostar de biologia, matemática, português, tem que gostar de tudo um pouco, mas principalmente gostar de trabalho em equipe, gostar de trabalhar com pessoas”, enumera.

Para embarcar nessa carreira, o primeiro passo é o vestibular. Nutrição é um dos cursos oferecidos pela UNIGRAN no Vestibular 2015. As inscrições já estão abertas e a prova acontece no dia 01 de novembro. Mais informações no site www.vestibularunigran.com.br.