Formação em Artes Visuais tem grande mercado na educação

A área está em crescimento na região, mas carece de profissionais habilitados

Acadêmico tem formação de arte-educador, mas desenvolve habilidades de artes-plásticas

Com um mercado em ampla ascensão e com uma vasta possibilidade de campos de atuação, que vão além das salas de aula, o arte-educador formado pela UNIGRAN encontra na sua formação os conhecimentos necessários para atuar nas mais diversas áreas, sempre atrelando teoria e prática, desde o início do curso.

Conforme destaca a professora e coordenadora do curso de Artes Visuais da UNIGRAN, Cláudia Ollé, “é obrigatório o arte educador em sala de aula e nós não temos no Mato Grosso do Sul profissionais suficientes para estar em todas as escolas. Então falta profissional”. Essa escassez profissional leva as instituições a procurarem pessoas formadas em outras licenciaturas para exercerem essa função. Contudo, Cláudia frisa que a falta de formação implica na atuação de qualidade, “fica aquilo só de dar uma folha pra criança desenhar e arte não é isso, passa um universo muito além do que o fazer”.

A coordenadora reforça que o campo de atuação desse profissional não se limita somente a sala de aula. O arte-educador, além de estar apto para atuar nas salas de aula da educação básica, também poderá exercer as funções de produtor cultural, escolas de artes não formais, ONGs, projetos sociais, museus, galerias, dentre outras. Além disso, muitos dos acadêmicos formados pela UNIGRAN acabam se tornando artistas-plásticos usando a linguagem que desenvolveram nos tempos do curso para se expressar.

Além disso, a ementa do curso é muito diversificada, buscando agregar conhecimentos práticos e teóricos a formação. Cláudia Ollé frisa que desde o começo da graduação, o aluno já tem contato com disciplinas teóricas e práticas, aprendendo, inclusive, as mais diversas práticas, como estudo da história e estética da arte.

Os interessados em estudar Artes Visuais podem se inscrever no Vestibular 2015 da UNIGRAN pelo site www.vestibularunigran.com.br até o dia 30 de outubro. A prova acontece no dia 01 de novembro, às 14h.