Assistentes sociais conquistam espaço no mercado de trabalho

A profissão vai muito além de “cuidar de pobres” e luta pela garantia de direitos

Assistentes sociais trabalham na garantia de direitos básicos

Talvez você já tenha ouvido falar do assistente social, mas sabe o que esse profissional faz? A dúvida é comum, mas a profissão está ganhando cada vez mais espaço e o mercado de trabalho dá sinais que essa pode ser uma excelente carreira a se considerar na hora de prestar o vestibular.

O assistente social é o profissional que busca atender às necessidades sociais da população, garantindo e defendendo direitos de cidadania. É comum pensar que assistentes sociais trabalham só com a população de baixa renda, mas isso não é verdade. A garantia de direitos sociais acontece em todas as classes.

Quem explica é a coordenadora do curso na UNIGRAN, professora Maria Madalena S. Marques. “O Brasil é um país com alto índice de desigualdade social, mas assistentes sociais atendem também a violência doméstica e dependência química, que não são problemas sociais somente de uma classe social”, exemplifica.

O mercado de trabalho também abrange diversas áreas. Existem muitos concursos públicos, mas quem prefere a área privada tem opções. “Você pode encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, autarquias, prefeituras, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), negros e negras, de indígenas, em ONGs, em universidades públicas e privadas e em institutos técnicos”, enumera a coordenadora.

Mas seja em empresas ou em cargos públicos, o profissional precisa ter algumas características. “Sensibilidade social, convicção e confiança nas pessoas e na sua capacidade de realização e resolução dos problemas, capacidade para a motivação e estímulo, aptidão para o relacionamento humano, maturidade, afinco para vencer dificuldades, empatia e distanciamento” são algumas das mais importantes, para a professora Madalena.

Serviço Social é um dos 26 cursos oferecidos pela UNIGRAN no Vestibular 2015. As inscrições já estão abertas e a prova acontece no dia 01 de novembro. Mais informações no site www.vestibularunigran.com.br.