Encontro de Iniciação Científica debate sustentabilidade e desenvolvimento social

Evento realizado na UNIGRAN contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores

A UNIGRAN promoveu, na última semana, o IX Encontro de Iniciação Científica, VI Salão de Pesquisa Docente e IV Mostra de Pós-graduação. Os eventos, que ocorrem simultaneamente têm como principal meta disseminar pesquisas de acadêmicos, professores e pesquisadores, por meio de palestras, apresentação de banners, minicursos, comunicação oral e web conferência. Neste ano, o tema central discutido foi “Sustentabilidade e Desenvolvimento Social”.

Na palestra de abertura, os participantes receberam o professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Henderson Carvalho Torres. Conforme o administrador, sustentabilidade é um tema bastante presente no dia a dia, porém o lado do desenvolvimento social muitas vezes é ignorado. “Temos na discussão da sustentabilidade um olhar voltado apenas para o lado da preservação ambiental e do crescimento econômico, são importantes, mas ignorar as pessoas nesse processo é uma falha grave que pode levar ao insucesso de qualquer tipo de política ou estratégia”, afirma.

Durante a fala, o palestrante considerou que a sustentabilidade precisa de pequenas ações, práticas e mudanças de comportamento. “Infelizmente a maioria das pessoas não têm a disposição necessária para fazer as mudanças, ficam apenas no discurso. O desenvolvimento social depende necessariamente das políticas públicas de investimento em educação, saúde, transporte e segurança pública, e isso propicia às pessoas um desenvolvimento humano, que atrelado às questões de preservação ambiental e crescimento econômico, permite que toda a sociedade se desenvolva junto, então é um tripé”, garante.

A equação do administrador é simples: sem o crescimento econômico não há geração de emprego; tem que haver a preservação ambiental, porque sem o ambiente não há condições de ter vida. “Por outro lado, se não inserir as pessoas nesse processo, elas não vão se beneficiar e vamos ter uma sociedade cada vez mais desigual, cada vez mais equivocada e aí certamente as mazelas sociais vão se manifestar”, ressalta.