Acadêmicos se unem para ação de responsabilidade social

Acadêmicos mobilizaram amigos e vizinhos para arrecadar produtos

Acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da UNIGRAN decidiram vestir a camisa da responsabilidade social. Para incentivarem a arrecadação de produtos de higiene pessoal, o 6º semestre do curso propôs uma gincana, que unisse essa responsabilidade ao que eles aprendem no curso. Surgiu, assim, o projeto Comunicação Solidária.

O projeto começou como forma de complementar uma iniciativa da instituição de ensino. Para a Ação Social, que acontece no próximo dia 20, todos os acadêmicos são convidados a contribuir com produtos de higiene pessoal, mas os de Comunicação decidiram fazer mais. A ideia inicial veio da coordenadora do curso, Gabriela Mangelardo.

“Nós trabalhamos a disciplina de marketing em áreas especiais, focado em marketing ambiental e marketing para agronegócio, e trabalhamos muito o tema de responsabilidade social coorporativa. A partir dessa proposta eu gostaria que eles desenvolvessem uma ação para melhorar o posicionamento do curso, mas principalmente conscientizar os alunos da importância de colaborarem com esse tipo de prática”, conta a coordenadora.

A gincana proposta pelos alunos procura usar temas trabalhados no curso e é dividida em: etapa da arrecadação de produtos, confecção de fotos com o tema responsabilidade social e uma rodada de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. “Depois de um pouco de discussão eles concluíram que deveria ser estimulado aquilo que eles já trabalham”, conta Gabriela.

Para um dos organizadores da campanha, o acadêmico Gabriel Mancin, a iniciativa também contribui com a imagem do curso. “A UNIGRAN destaca quem teve mais doações no ano, então a ideia da gincana é estimular a disputa entre alunos com o objetivo de arrecadar mais. Criamos até a hashtag #comunicaçãoresponsável para, mostrar que nos importamos com as pessoas”, afirma.

O engajamento foi tanto que surpreendeu até a coordenadora. “Foi uma surpresa bacana, pois eles se sentiram bem motivados e quiseram colaborar”, conta Gabriela. No fim, a sensação é de que a união pode fazer a diferença. “Pelo que eu senti conversando com os alunos, realmente é uma ideia de que podemos ajudar, vamos fazer a diferença. Se a gente conseguir fazer algo diferente, vai ser legal para toda a nossa turma”, finaliza.