Programa de Estágio oportuniza acadêmicos de Engenharia a acompanharem obras

Acadêmicos de Engenharia Civil da UNIGRAN participam de estágio em obras extraclasse

Vivenciar a prática profissional durante o curso superior é fundamental para qualquer área de atuação. Dessa forma, o curso de Engenharia Civil da UNIGRAN está com o Programa de Estágio que proporciona aos acadêmicos do 8º semestre vivenciar situações reais da profissão, acompanhando professores engenheiros em obras de Dourados.

O principal objetivo é passar para os estudantes como é a vida profissional, trazendo situações reais. Conforme o professor e engenheiro Celso Itsuo Tarumoto, “são projetos, clientes e obras reais. Nós passamos tarefas para os alunos, visitamos as obras, a ideia é fazer com que eles trabalhem vendo como é a vida de um engenheiro, que tenham uma vivência profissional”.

Muitas vezes os estudantes não conseguem ligar o que estão vendo na teoria com a prática. Com o estágio, os estagiários vão auxiliar, por exemplo, em elaboração de planilhas, elaboração de orçamentos, de quantificação de materiais, projetos específicos, cálculo estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico.

“Vamos trabalhar em projetos reais, a ideia é levar para obras onde estão sendo executadas. Os projetos em Engenharia têm uma linguagem própria, então muitas vezes um profissional não treinado tem dificuldade para ler esses projetos. Isso também já vai ser uma coisa boa para eles, porque eles já vão lendo esses projetos reais, já vão se habituando a essa linguagem especifica, técnica da engenharia”, menciona Celso Tarumoto.

O Programa de Estágio fará com que os futuros engenheiros consigam unir a parte teórica e a prática na vida profissional. “Nas obras o professor/orientador confere tudo e isso vai para campo real, os alunos vão desenvolver um projeto com acompanhamento. Queremos trazer essa vivência profissional”, ressalta o professor.