Acadêmicos fazem campanha sobre o exame preventivo feminino

Atividade do curso de Enfermagem da UNIGRAN acontece no Posto de Saúde do Jardim Santo André

Mulheres foram orientadas e realizaram exame preventivo de colo uterino

Mulheres com idade entre 28 e 58 anos do Jardim Santo André estão recebendo orientações e realizando o exame preventivo de colo uterino durante campanha realizada por acadêmicas do 8º semestre de Enfermagem da UNIGRAN. Mais conhecido como Papanicolau, o exame detecta diversas doenças como, por exemplo, o câncer do colo do útero.

Primeiro, o grupo de estudantes fizeram visitas nas casas, juntamente com as agentes de saúde do PS, convidando as mulheres para participar das orientações e fazer o exame. No Posto de Saúde, os acadêmicos fizeram as orientações sobre a coleta do preventivo, tiraram dúvidas, foi feita uma ficha para coletar dados sobre a vida pessoal das pacientes e as mulheres foram encaminhadas para coleta.

Conforme o professor de estágio supervisionado de Administração em Saúde Pública, Marcelo Aparecido de Oliveira, estão sendo atendidas em média 60 mulheres. “As acadêmicas fazem a coleta junto com duas enfermeiras do Posto e com a professora da UNIGRAN e enfermeira Bruna Carolina Chanfrin. Queremos trabalhar a conscientização para prevenção de uma possível complicação sobre o colo do útero”, esclarece.

“Precisamos destacar a importância desse exame e também a complicação de um possível câncer, já que o público feminino é um grupo que tem um dos maiores números de complicações voltadas ao câncer”, afirma o professor. O Ministério da Saúde recomenda fazer o exame mulheres entre 25 a 60 anos, “porém hoje em dia, as relações sexuais iniciam-se mais cedo, então se recomenda realizar o exame quando tem uma vida sexual ativa. O exame é rápido e indolor”.

A dona de casa Marilei Nardoni, 56 anos, recebeu a visita das alunas e foi fazer o exame no Posto de Saúde. “Eu vim fazer a coleta porque é importante para prevenir as doenças, ainda mais na idade que a gente está. Foi maravilhoso, pois fui rapidamente atendida, todos muito educados e atenciosos”, menciona.

Para a acadêmica de Enfermagem Mariana Mendes Gelamo, organizar a campanha é uma oportunidade única. “Será uma experiência que vou levar para sempre comigo. Vai contribuir muito na minha formação profissional. E essa é uma orientação para as mulheres estarem se cuidando melhor, isso é um importante princípio da Saúde da Mulher”, ressalta.

Depois de feita a coleta, as pacientes aguardam o resultado do exame e buscam na unidade para saber se houve alguma alteração. Vale ressaltar que toda mulher deve sempre procurar um médico ginecologista ou o Posto de Saúde mais próximo para coleta de preventivo.